TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAÚDE BUCAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL  

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 5

UNIESP

IESA – INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR “SANTO ANDRÉ”

Juliana de Paula Vieira Piccinin

Daniela Cajazeiras Paiva

SAÚDE BUCAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Trabalho de Pesquisa apresentado no curso de pedagogia do instituto de Ensino Superior “Santo André” – Grupo UNIESP, para a disciplina de (Estudos da Realidade Contemporânea I), sob orientação do Professor. Me. Marcelo Cruz

Santo André

2015

TEMA

Saúde Bucal na Educação Infantil

1.JUSTIFICATIVA

Visto que a Educação e a saúde estão interligadas para desenvolvimento físico, cognitivo e psicológico, podemos entender que ambos os contexto devem compreender a criança em seu aspecto sócio-histórico que vão resultar em seu pleno desenvolvimento da aprendizagem e de acordo com essa perspectiva, surge à educação e a saúde como norteadora do conhecimento e da prática, a ação do conhecimento para o pensar e fazer, fazendo dessa prática a realidade do dia a dia.

Tendo em vista que a educação infantil é a base para conhecimento e desenvolvimento da criança, e onde adquiri hábitos e costumes que transformam seu mundo social entre casa e escola e para que esses valores de cuidados com o corpo sejam passados de geração em geração a criança deve ser conscientizada desde pequena para que ocorra a práxis.

Através da reflexão do grupo em nossa pesquisa, percebemos a necessidade de reunir saberes e praticas voltadas as concepções de atitudes para assimilação acerca da saúde bucal, nessa busca constante da valorização da qualidade de vida.

2. DESENVOLVIMENTO

Percebe- se que aprender desde criança hábitos corretos de higienização bucal é a melhor maneira de evitar caries e uma série de outras doenças dizem os especialistas. A escovação e o uso do fio dental, assim como visitas regulares ao dentista, são caminhos seguros para conseguir um sorriso bonito. Mais do que isso ao tomar esses cuidados básicos desde cedo, as crianças se tornarão adultos muito mais saudáveis.

Pais e Professores precisam estar atentos e estimular nossas crianças a tomarem os cuidados necessários para manter o sorriso sempre em dia. A conscientização, principalmente nessa faze da vida é a palavra-chave para uma boca feliz. Esta ação com certeza representa mais saúde e alegria para o futuro das nossas crianças.

Compreende ações que objetivam a apropriação do conhecimento sobre o processo saúde-doença incluindo fatores de risco e de proteção à saúde bucal, assim como a possibilitar ao usuário mudar hábitos apoiando-o na conquista de sua autonomia.

A atenção à saúde bucal deve considerar tanto as diferenças sociais quanto às peculiaridades culturais, ao discutir alimentação saudável, manutenção da higiene e autocuidado do corpo, considerando que a boca é órgão de absorção de nutrientes, expressão de sentimentos e defesa.

Os conteúdos de educação em saúde bucal devem ser pedagogicamente Trabalhados...(http://conselho.saude.gov.br/web_comissoes/cisb/doc/politica_nacional.pdf)

A partir da citação que ainda há dificuldade de conscientização do cuidado da saúde bucal e precisamos de política pública atuante e ativa para que seja efetivadas realmente melhorias de condições de vida, afim de que haja mudança, precisa levar a sério a importância desde conhecimento e se chegar a saúde geral.

Deve haver maior aproximação entre a educação e a odontologia, para que futuros profissionais da educação sejam capacitados a atuarem como agentes multiplicadores de saúde bucal, junto à comunidade escolar. (MORANO, 2007, p. 131-137)

A vida escolar é o primeiro convívio em sociedade que a criança presencia, portanto o professor junto a equipe gestora deve apropriar-se dessa relação para o incentivo a prática de vida saudável junto a comunidade conscientizando as crianças a terem bons hábitos e costumes para que o educando promova a conscientização também fora da escola.

A alimentação e a higienização precisam ser cercadas de cuidados. A boca é a porta de entrada para o corpo humano. Os dentes estão ali, sempre prontos para contribuir para digestão do alimento. Verdadeiros órgãos vivos, eles também são importantes para fala e estética.

As crianças querem aprender. Elas querem saber mais sobre as coisas à volta delas. Família, amigos e professores – todos são importantes fontes de conhecimentos para as crianças. É importante manter aceso o desejo de  aprender. Assim, continuam a fazer perguntas; descobrem e aprendem por si mesmas. (DICKSON, 1986, p. 41)

As crianças tem vontade de aprender, um anseio pelo conhecimento sem igual, portanto além dos conhecimentos já propostos pela instituição escolar, pode e deve-se trabalhar com tema transversal saúde, conscientizando para a saúde bucal. Conforme Suely M Keppe explica em seu livro Novas perspectivas na Educação Infantil:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (187.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com