TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SER DIFERENTE É NORMAL?

Trabalho Universitário: SER DIFERENTE É NORMAL?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.666 Palavras (7 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

MARIA ITAMIRA FAUSTINO DE SOUZA

FLÁVIA REGINA CÂNDIDO DE SOUZA PINHEIRO

TALISSON UILIAN DA SILVA MOTA

ITALO GONDIM HOLANDA

JARDEANE DE SOUZA LIMA

PATRÍCIA MENEZES SOUZA

SER DIFERENTE É NORMAL?

Cruzeiro do Sul - AC

2013

FRANCISCA LIDIANE RODRIGUES DE LIMA

MARIA ITAMIRA FAUSTINO DE SOUZA

FLÁVIA REGINA CÂNDIDO DE SOUZA PINHEIRO

TALISSON UILIAN DA SILVA MOTA

ITALO GONDIM HOLANDA

JARDEANE DE SOUZA LIMA

PATRÍCIA MENEZES SOUZA

SER DIFERENTE É NORMAL?

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Ética, Política e Sociedade, Antropologia, Formação Social, Política e Econômica do Brasil, FHTM do Serviço Social I.

Prof. Marcia Bastos,Giane Albiazzetti,Gleiton Lima e Rosane Malvezzi.

Cruzeiro do Sul - AC

2013 

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO 4

2.DESENVOLVIMENTO 5

2.1 O Que é ser Diferente? 5

2.2 O Que é ser Perfeito 6

2.3 O Que a Sociedade Entende por ser Perfeito 7

2.4O Que nós fazemos parra nos enquadrar a essa sociedade 8

3.CONCLUSÃO 10

4.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

1. INTRODUÇÃO

A sociedade inclusiva tem como princípio fundamental o reconhecimento e a valorização da diversidade como característica inerente à constituição de qualquer sociedade, garantido a todos, o acesso contínuo ao espaço comum da vida social. Para isso, a sociedade deve dispor do acolhimento à diversidade humana, de mudanças atitudinais e do esforço coletivo na equiparação de oportunidades de desenvolvimento, preservando a dignidade e à busca da identidade como cidadãos. 

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 O Que é ser Diferente?

Ser diferente é não seguir as regras. Somos pessoas únicas em todo nosso ser. Somos capazes de fazer valer a nossa racionalidade sobre os nossos instintos naturais. Trazemos particularidades únicas na maneira de viver, e de responder as exigências, de enfrentar as consequências de nossos atos.

Não ser igual a todos não que dizer que você não e normal ser diferente e normal, e ser gente como a gente, apesar de muitas pessoas não saberem lidar com essas mentes e de terem preconceitos.

Vive-se em uma época onde as diferenças são várias e tidas enquanto normais. Um país de leis e direitos, de acertos e erros, de pessoas insensíveis e solidárias que incluem e excluem. Por outro lado, a sociedade é portadora de uma deficiência que afeta a nação inteira, que macha e destrói os valores de um Brasil que luta contra o denominado “preconceito”.

As diferenças entre cada um é normal e tem que existir, pois se constitui num fator importante para entendermos que a humanidade é feita de diversidades que, por sua vez, compõem ou não uma bela melodia com notas musicais diferentes, isto é, cada momento ou dor compreende uma nota musical.

Pois a sociedade ainda não é inclusiva. Há milhares de pessoas discriminadas por portarem deficiência seja ela física, mental ou de qualquer outro tipo.

De fato, é típico do ser humano ter dificuldades em lidar com as diferenças dos outros e aceita-las.

O Brasil por ser um país rico em diversidade de cultura, não caberia a existência de tanto preconceito, por uma pessoa ser diferente. Isso vem da consciência, da razão. Se levado ao tema, pessoas com necessidades especiais, podemos ver a existência de muito preconceito, já que eles são considerados diferentes, e por serem, são vistos com olhares diferentes.

Acabam muitas vezes sofrendo bullying, assunto bastante rodeado na mídia. As pessoas com necessidades especiais são pessoas que necessitam de uma melhor estrutura para viver, a diferença começa aí, quando essas pessoas que nasceram com algum tipo de deficiência e são imperfeitas como todos nós, não por não terem um braço, perna ou possuir síndrome de Down, mas por serem humanos, sofrem sendo descriminadas.

O diferente sempre irá existir, sempre irá cruzar a frente de nossos olhos, e os nossos olhos irão julgar, e nesse julgamento que fazemos que seja inevitável a reação precisa ser uma única no qual damos o nome de respeito, que não possui qualidade nem defeito, e que serve para todos, mas infelizmente nem todos usam.

2.2 O Que é ser Perfeito?

Sabe-se que qualquer cidadão tem direito de ser respeitado e o acesso livre de ir e vir como qualquer outra pessoa que se diz ser normal. Têm direito ainda a educação de qualidade, inclusão social e digital, à saúde, à acessibilidade, direito de buscar que seus dias sejam melhores, bem como sonhar com a perfeição. Talvez o conceito de que ser perfeito é ter as características de um ser ideal, um misto de qualidades que não aceita o defeito como parceiro.

Perfeição caracteriza um ser ideal que reúne todas as qualidades e não tem nenhum defeito. Se formos analisar pelo sentido literal da palavra nenhum de nós somos perfeitos, logo não é justo julgar os outros por não se encaixarem neste grupo ao qual nós também não pertencemos.

A palavra perfeito parece ter surgido na Grécia. A cultura helénica dava um grande valor à perfeição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com