TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE MENTAL: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA PROFISSIONAL JUNTO ÁS FAMÍLIAS DE PORTADORES DE TRANSTORNOS MENTAL

Por:   •  13/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 2

SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE MENTAL: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA PROFISSIONAL JUNTO ÁS FAMÍLIAS DE PORTADORES DE TRANSTORNOS MENTAL.

  1. INTRODUÇÃO

Os espaços para o trabalho profissional do Serviço Social na contemporaneidade tendem a ampliar-se por conta de fatores como o acirramento da questão social, entendida aqui a partir da contradição capital e trabalho e cujas expressões são observados no cotidiano de formas diferenciadas.  A profissão ao longo de sua evolução histórica acumulou conhecimentos técnicos científicos que lhe permitem a intervenção na realidade e, dessa forma, é fundamental que ocupe áreas diferenciadas construindo possibilidades para o exercício profissional comprometido com a construção de nova ordem societária, assim como manda Código de Ética Profissional.

A Política Nacional de Saúde Mental compreende as estratégias e diretrizes adotadas pelo país com o objetivo de organizar a assistência às pessoas com necessidades de tratamento e cuidados específicos em Saúde Mental. É sem dúvida resultado de diversos confrontos políticos e apresenta, no âmbito legal os avanços da saúde mental brasileira. Porém, com as ações neoliberais cada vez mais crescentes, a realidade apresenta   uma área desafiadora a plena efetivação dos direitos das pessoas em sofrimento mental, mesmo após os princípios e valores que foram socialmente lutados e conquistados no processo de Reforma Psiquiátrica. Contudo foi verificado a importância do profissional de Serviço Social na saúde mental, não só por este ser capaz de identificar e agir sobre as expressões da questão social e viabilizar direitos e benefícios aos usuários com transtornos mentais, mas também pela significância política da profissão, enquanto potencial articulador da Rede de Atenção Psicossocial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com