TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAÚDE MENTAL E SERVIÇO SOCIAL: AS CONDIÇÕES DA FAMÍLIA BRASILEIRA DE BAIXA RENDA NO PROVIMENTO DE CUIDADOS COM O PORTADOR DE TRANSTORNO MENTAL

Por:   •  1/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.162 Palavras (5 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE NORTE CAPIXABA DE SÃO MATEUS

SERVIÇO SOCIAL

CLEIDE OGIONE TEIXEIRA

FABIANA PEREIRA

HELEN PAULA OLIOZE DO NASCIMENTO

MARKELE LAFAETE ZEQUINELLI

SAÚDE MENTAL E SERVIÇO SOCIAL: AS CONDIÇÕES DA FAMÍLIA BRASILEIRA DE BAIXA RENDA NO PROVIMENTO DE CUIDADOS COM O PORTADOR DE TRANSTORNO MENTAL

SÃO MATEUS

2015

CLEIDE OGIONE TEIXEIRA

FABIANA PEREIRA

HELEN PAULA OLIOZE DO NASCIMENTO

MARKELE LAFAETE ZEQUINELLI

SAÚDE MENTAL E SERVIÇO SOCIAL: AS CONDIÇÕES DA FAMÍLIA BRASILEIRA DE BAIXA RENDA NO PROVIMENTO DE CUIDADOS COM O PORTADOR DE TRANSTORNO MENTAL

Trabalho apresentado à disciplina de Seguridade Social: Saúde ao Curso de Serviço Social da Faculdade Norte Capixaba de São Mateus, como requisito para obtenção da avaliação bimestral.

Professor (a): Ilma Ribeiro Monteiro Rios

SÃO MATEUS

2015

INTRODUÇÃO

(MARKELE)


CONCLUSÃO

Observamos que os serviços psiquiátricos para os pacientes (clientela de risco) e sua família, apresenta questões complexas, que precisam ser estudadas e investigadas dentro da Reforma Psiquiátrica, considerando toda historicidade de sua trajetória, para, assim, atender e compreender que o portador de transtorno mental é um cidadão, e por Lei tem seus direitos, e caso este, não tenha laços de família, cabe ao Estado, prover lares abrigos ou outros serviços permanentes que possam atende-lo.

As adversidades econômicas, políticas e culturais vividas pelas famílias em situação de vulnerabilidade social, colocam em risco o provimento de cuidados, que a família, deveria ter com o portador de transtorno mental, como também, são obstáculos que fragilizam o vínculo familiar, que nem sempre é espaço de afeto, mas busca junto a instituições públicas, os serviços e investimentos econômicos que possam auxiliá-la em seu cuidado e manutenção.

A Assistência não deve ser fragmentada, e sim globalizada, na distribuição dos serviços para os diversos tipos de clientes, além de se adequar às necessidades de seus usuários e famílias: como horário de funcionamento, qualidade de atendimento e diversos serviços, que os leve ao convívio social e fortalecimento dos vínculos familiares.

Segue abaixo, o teor da entrevista com a Assistente Social da Pestalozzi de Jaguaré "Luz da Vida":

A Associação Pestalozzi de Jaguaré CAEE "Luz da Vida", é uma Instituição sem fins lucrativos que há 20 anos vem desenvolvendo um trabalho de atendimento especializado a pessoa com deficiência no município. A Instituição trabalha com a Educação Especial e tem como filosofia "Educar para integrar", com o intuito de trabalhar pela cidadania que luta pelo direito de todos, sem assistencialismo ou paternalismo.

Atualmente, atende 88 pessoas com deficiência intelectual, múltipla e transtorno global do desenvolvimento, seu maior publico advém da zona rural e tem um situação econômica desfavorável. Isso faz com que a entidade busque recursos junto ao poder público para garantir melhor qualidade nos serviços prestados com objetivo de potencializar suas habilidades cognitivas, bem como sua autonomia e independência.

A Pestalozzi conta com o apoio dos setores Municipal, Estadual, Federal e Sociedade Civil, bem como contribuição de 120 associados que são grandes parceiros, pois ajudam a manter nossos atendimentos de qualidade e consequentemente o bem estar social da pessoa com deficiência.

As principais atividades são: atendimento pedagógico especializado (estimulação precoce, programa pedagógico especifico) e atendimento clínico: fisioterapia, hidroterapia, fonoaudiologia, psicologia, assistência social e odontologia, que tem por objetivo a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência colaborando na construção de uma sociedade justa e solidária. As ações prestadas pela entidade de Assistência social são – Atendimento ás famílias (usuárias) para encaminhamentos e orientações (socialização familiar e comunitária); visita domiciliar – atendimento sócio familiar – atendimento à família (usuária) em relação à orientação técnico-jurídica e social;- avaliação junto a família (usuária) para esclarecimento do diagnóstico e quanto á elegibilidade do usuário e, encaminhamento para utilização dos recursos comunitários; - acolhimento das famílias (usuárias) em conjunto com a psicologia – desenvolvimento de ações a órgãos de atendimento e defesa das pessoas com deficiência intelectual (mental) e/ou múltipla, e suas famílias (usuárias), em conselhos tutelares, centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Ministério Publico.

Ações que a Assistente Social desenvolve

  • Serviço de acolhimento ás pessoas com deficiência e sua família;
  • Serviços de orientação e encaminhamentos;
  • Busca Defesa e garantia de direitos;
  • Atendimento individual e demanda espontânea dos alunos e famílias;
  • Visitas Domiciliares;
  • Estudo Social das famílias buscando identificar suas principais problemáticas, orientando-as para superação destas;
  • Estudo Social das famílias buscando identificar suas principais problemáticas, orientando-as para superação destas;
  • Realiza triagens e estudos de casos através de trabalho em equipe multidisciplinar;
  • Contatar a rede de atendimento do município para atendimentos e encaminhamentos de demandas relativas aos usuários e suas famílias;
  • Elaborar e/ou apoiar a elaboração de projetos que visem aquisição de recursos.

SERVIÇO SOCIAL:

O papel do serviço social é implantar e desenvolver ações junto à pessoa com deficiência intelectual e seus familiares, buscando ampliar sua participação, autonomia, cidadania e qualidade de vida. Contribuir para socialização e inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, garantindo os seus direitos sociais e individuais.


ANEXO


QUESTIONÁRIO COM PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL QUE DESENVOLVE ATIVIDADES COM PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊCIA.

Município: Jaguaré

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (95.1 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com