TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico Social & Indicadores Sociais

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

SERVIÇO SOCIAL

Diagnostico Social
&
Indicadores Sociais

        

EUNAPOLIS/BA.
2013
[pic 3]

Diagnostico Social
&
Indicadores Sociais

Trabalho Interdisciplinar apresentado a Universidade Norte do Paraná – UNOPAR como pré-requisito para avaliação semestral do VI período do curso de Serviço Social.

Orientadores: Profª Clarice da Luz Kernkamp, Profº.         Amanda Boza Gonçalves, Profª Rosane Ap. B. Malvezzi e Profª Valquíria A. Dias Caprioli.

Eunapolis/BA.
2013
[pic 4]

Sumário

1. INTRODUÇÃO ..............................................................................................04

2. INDICADORES SOCIAIS .............................................................................05

3. DIAGNOSTICO LOCAL ................................................................................06

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS ..........................................................................08

    REFERÊNCIAS ............................................................................................06

  1. INTRODUÇÃO

O Serviço Social têm no diagnostico social um instrumento que auxilia na construção de uma sociedade mais justa, assim os indicadores sociais tornam-se essenciais na formulação de respostas a determinados problemas contemporâneos.

Desse modo demonstra-se através da informação como é possível modificar ou mesmo transformar dada realidade. A Mensuração dos indicadores sociais são imprescindíveis na condução da promoção da cidadania, bem como entender como estes indicadores surgem.

Assim indicadores sociais são todo e qualquer produto social que resulta numa dada informação, sendo sua relevância ao assistente social como uma ferramenta na elaboração de respostas adequadas aos demasiados problemas sociais que emanam da sociedade humana.

O diagnostico social permite assim planejar, gerenciar, avaliar, sendo parte do trabalho de gestão do serviço social, como também se têm um invólucro na gestão pública, na inferência da grande demanda de soluções dos problemas societários.

Desta forma a busca de soluções as dificuldades contemporâneas se inicia no levantamento de determinados indicadores como o desemprego, a baixa escolaridade, a expectativa de vida, a cobertura dos serviços de saúde, enfim a influencia desses contextos na condução de suas respectivas soluções.

Assim a construção de um indicador social numa dada realidade torna-se possível desde quando a visão social permite averiguar a problemática atrás de uma mera informação/dado num substantivo concreto na solução dos problemas da coletividade.

Portanto, entender os indicadores sociais é permitir encaminhar as respostas adequadas e devidas soluções nos diagnósticos sociais, um instrumento de trabalho como um método de avaliação do próprio trabalho social.

  1. INDICADORES SOCIAIS

A principal fonte de informação para a construção dos indicadores foi a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD para o ano de 2008, cuja cobertura abrange todo o Território Nacional (IBGE, 2009). Essa pesquisa demonstrar a realidade nacional à local, dando claro o direcionamento as respectivas soluções públicas.

Assim descrevemos alguns dados extraídos dos links fornecidos da referida pesquisa e pelo IBGE na cidade de Eunapolis Bahia no ano de 2013:

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal 2013:

Eunapolis – Bahia colocação no Ranking IDH-M em 2503ª com médio desenvolvimento humano:

Longevidade: 0.791

Renda: 0,687

Educação: 0,572.

O IDH vai de 0 a 1; quanto mais perto de zero pior o desenvolvimento humano; sendo que os indicadores em destaque são saúde, renda e educação (dados do IBGE de 2010).

Percebe-se que os três indicadores em destaque não tem uma correlação que se conduz no baixo nível educacional da população local, uma alínea que mantém devido aos investimentos públicos neste âmbito, porém é proporcional o desenvolvimento econômico não demonstrado nesta analise prévia da situação educacional regional.

Contudo não se deixa de observar que sua colocação no ranking nacional demonstra que se torna uma cidade com diversos desafios tanto no âmbito social quanto educacional, como dito anteriormente proporcional a cerca da capacidade de resolução e busca por direitos sociais.

Ressalta-se a educação como principio tanto motivacional quanto resolutivo dos problemas contemporâneos, a resposta individual e coletiva é imediata numa sociedade onde o maior desafio social é justamente a desigualdade social.

  1. DIAGNOSTICO LOCAL

De fato um dos desafios do município de Eunapolis é justamente o fator educacional, com vistas à qualidade do ensino, mas para que a educação seja a solução em longo prazo dos problemas sociais é preciso investir em educação de qualidade, mas também equiparar a qualidade do ensino, voltando se ao nível técnico como uma base aos índices de desemprego e superior com ênfase as necessidades locais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (36.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com