TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Por:   •  28/10/2018  •  Monografia  •  1.753 Palavras (8 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

ALDIVIO ALVES LISBOA

SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO:

CONSIDERAÇÕES SOBRE A ATUAÇÃO PROFISSIONAL

FRANCA

2014

ALDIVIO ALVES LISBOA

SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO:

CONSIDERAÇÕES SOBRE A ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, como pré-requisito para obtenção do Título de Bacharel em Serviço Social.  

Orientador: Prof. Dr. Genaro Alvarenga      

                  Fonseca

FRANCA

2014

ALDIVIO ALVES LISBOA

SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO:

CONSIDERAÇÕES SOBRE A ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, como pré-requisito para obtenção do Título de Bacharel em Serviço Social.  

BANCA EXAMIDADORA

Presidente:                                                                                        

Prof. Dr. Genaro Alvarenga Fonseca

1º Examinador:                                                                                

2º Examinador:                                                                                

Franca, 28 de fevereiro de 2015

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus por ter me dado forças para chegar até aqui!

Agradeço a minha família e em especial a minha mãe Irene por sempre confiar em mim e também por sempre estar me apoiando e ajudando em meu caminho. Mãe meu muito obrigado!!!!

Agradeço também ao meu amigo Renato por também ser aquele amigo pra todas as horas... Sempre me escutando e dando forças nas minhas lutas... Obrigado meu amigo!!!

Arlei...  Um amigo que conheci na faculdade, mas que é amizade para a vida toda! Uma pessoa que podemos contar para tudo!  Meus sinceros agradecimentos parceiro!!!

Priscila? Nossa... Pensa em uma pessoa legal e espontânea? É ela!! Você me surpreendeu e ainda me surpreende... Obrigado por também estar do meu lado na faculdade e fora dela também!!

Agradeço também ao André, parceiro que me acompanhou todos esses anos letivos sempre me dando forças para não desistir das coisas que começo! Obrigado por me ajudar com sua visão experiência de vida!!!

Agradeço a todos os professores que nos deram aula todos esses anos e sei que nenhuma aula foi tempo perdido... Valeu muito à pena... Sinto que amadureci como pessoa! Aos professores meu muito obrigado!!!

        Agradeço ao meu professor/orientador/sensei e amigo Genaro, nosso querido Tio B a quem a UNESP deve muito... O campus vai e esta ficando muito bonito com seu trabalho de jardinagem... Obrigado pelos seus ensinamentos no karatê, pelas palavras de sabedoria quanto às coisas do mundo e por sempre estar disposto a me ajudar! Oss!!!

        Por fim agradeço a todos que fizeram parte da minha história nesses anos letivos, para os que ficarem espero que continuemos amigos... Para os que voltarem para suas cidades desejo muitas felicidades e realizações... Muito obrigado gente!!!

LISBOA, Aldivio. Serviço Social na Educação: Considerações Sobre a Atuação Profissional. 2014. 123 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel Serviço Social) – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, 2014.

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo traçar alguns apontamentos a cerca da atuação do

Profissional de Serviço Social na área de educação. Para isso, foi feito um levantamento bibliográfico a cerca da temática buscando sempre elucidar os principais autores que já trabalharam o tema. Este trabalho aborda o Serviço Social como profissão perpassando suas diversas transformações no decorrer da história. Discute-se também um pouco a respeito das políticas públicas considerando referencias que trabalham em um aspecto mais global e também brasileiro. São elencados fatores constitutivos da educação brasileira como política pública e o seu desvelar no que diz respeito a sua constituição. Por fim é feito a ligação entre o Serviço Social e a educação elencando as principais formas de atuação a partir do que a profissão considera ser em prol da mudança coletiva.

Palavras-chave: Serviço social. Política Pública. Educação.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................  8

CAPÍTULO 1 BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO E INSERÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL............................................................................................................... 11

  1. Surgimento do Serviço Social no cenário latino-americano e Brasil........... 12

1.2 As transformações da profissão de Serviço Social....................................... 18

1.2.1 Perspectiva modernizadora.............................................................................. 20

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (120.6 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com