TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SGA Poluição Atmosferica

Trabalho Universitário: SGA Poluição Atmosferica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3

Poluição Atmosférica.

Poluição atmosférica é a contaminação da atmosfera por resíduos ou produtos secundários gasosos, sólidos ou líquidos, que podem ser nocivos à saúde dos seres humanos, causar danos em plantas, atacar diferentes materiais, reduzir a visibilidade e produzir odores desagradáveis.

Os problemas mais graves de contaminação do ar surgem nas cidades e áreas com um grande nível de industrialização, embora cada vez mais se generalizem por todo o planeta, facto que merece a nossa preocupação.

Reduzir a poluição é hoje uma das principais preocupações da maioria dos países do mundo. Porém, não obstante a vasta legislação que tem sido publicada visando essa redução, a tarefa não é fácil, pois exige uma ação internacional concertada (recorde-se que a poluição não conhece fronteiras), enormes investimentos e a intervenção ativa de todos os cidadãos, em geral, e das empresas, em particular. E evidente que não se podem fechar as fábricas e mandar parar os automóveis e os aviões. Por isso, a diminuição da poluição tem de passar por um conjunto muito vasto de medidas.

Uma das formas de se redução a emissão de gases poluentes pelas as empresas em questão é utilização de filtros como: os filtros de manga e os filtros de ciclone.

Os filtros de mangas são utilizados em larga escala para controle da emissão de particulado. Os filtros de mangas tem como função a separação de gases e partículas e, por meio deles, é possível atender as normas de emissão de particulados exigidas pelas leis ambientais.

Já o ciclone é um “separador” de pó que usa a força centrípeta, onde o pó entra juntamente com o ar em alta velocidade e gira como um ciclone dentro de um cilindro metálico fazendo com que as partes mais pesadas (PÓ) fiquem nas paredes e a parte mais leve (AR) no centro, separando-os.

O pó é armazenando seguramente em um recipiente adequado na extremidade inferior, e o ar sai pela extremidade superior, passando por um filtro de alta tecnologia que retém as poucas partículas que restam no ar, o que permite que o ambiente fique TOTALMENTE limpo.

Esses são só dois equipamentos que ajudam a reduzir a poluição atmosférica. Mas a melhor forma de se conseguir isso é diminuir o volume de gases poluentes emitidos pelas indústrias.

Politica ambiental.

A responsabilidade empresarial em relação ao meio ambiente deixou de ser apenas uma postura diante das imposições para se transformar em atitudes voluntárias, superando as próprias expectativas da sociedade.

Compreender essa mudança de paradigma é vital para a competitividade, pois o mercado está, a cada dia, mais aberto e competitivo, fazendo com que as empresas tenham que se preocupar com o controle dos impactos ambientais. Este cenário que, a princípio, parece colocar as organizações em xeque, no que diz respeito as suas relações com a natureza, deve ser encarado como uma oportunidade para que elas passem a implementar práticas sustentáveis de gerenciamento, não apenas como uma postura reativa a exigências legais ou pressões de grupos ambientalistas, mas sim com a intenção de obter vantagens competitivas. Os Sistemas de Gestão Ambiental vêm se tornando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com