TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIEDADE MODERNA

Por:   •  13/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

DISCIPLINA: ESTUDOS SOCIAIS E AMBIENTAIS

ATIVIDADE DE APROFUNDAMENTO (AP) II

NOME: PRISCILLASOUZA SANTOS  RGM: 143434-9

SÃO PAULO - SP

1 – OBJETO: PAPEL

ELEMENTOS E ORIGENS:

 A Matéria Prima para a produção de papel são toras de madeira. Nas fábricas, após serem cortadas, elas passam por um descascador e picador, de onde saem na forma de pequenos cavacos (lascas). No digestor, os cavacos são cozidos dentro de um líquido, como sulfitos. O resultado desse cozimento é chamado de polpa, ela passa por um processo de lavagem dentro de tanques, onde são extraídos os cavacos que não se dissolveram e outras impurezas. Depois, ela é deixada em repouso em outros tanques, numa etapa chamada de branqueamento. Os restos não aproveitados de madeira são queimados em caldeiras e transformados em energia elétrica em turbo geradores a vapor. A energia gerada aqui alimenta o próprio processo de fabricação do papel. A polpa de celulose, ainda com alto teor de água, passa por uma máquina, que transforma essa massa úmida em uma grande folha contínua e lisa, pousada sobre uma esteira rolante de feltro. A grande folha, movida pela esteira rolante, passa por rolos de prensagem e secagem com ar quente, que retiram o excesso de água, compactam o papel e a alisam e finalmente, a folha passa por um aparelho chamado enroladeira e por rolos de rebobinagem, onde o papel se descola da esteira rolante e forma enormes rolos - ou bobinas -, estando pronto para o corte e o empacotamento.

PERSONAGENS DA PRODUÇÃO / EXISTENCIA / UNIÃO:

Os personagens são todos os colaboradores das grandes Industriais de papeis, como por exemplo: operários, pessoal da administração, financeiro, revendedores, clientes, fornecedores, etc. A união é feita através processo de fabricação, fornecimento e venda.

2- EFEITO POSITIVO E EFEITO NEGATIVO DA GLOBALIZAÇÃO:

 O efeito positivo é o acesso aos produtos internacionais, muitas vezes mais baratos ou melhores do que os fabricados no Brasil. O negativo seria que estes produtos entram no mercado brasileiro com preços muitos baixos, provocando uma competição injusta com os produtos nacionais e levando empresas à falência e gerando desemprego em nosso país.

  

FONTES DE PESQUISA: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-e-feito-o-papel

http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-geral/a-quimica-do-papel-da-arvore-para-o-caderno

http://www.brasilescola.com/quimica/processo-fabricacao-papel.htm

http://www.suapesquisa.com/globalizacao/

http://www.mundoeducacao.com/geografia/globalizacao-no-brasil.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (75.4 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com