TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sequencia Didática

Por:   •  13/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  840 Visualizações

Página 1 de 2

Sequência Didática: Alimentação saudável ( Hortaliças)

Objetivos:

- ampliar o conhecimento sobre a variedade de verduras, legumes;

- estimular a boa alimentação, avançar no conhecimento de diversas verduras e o que elas podem beneficiar nosso organismo;

- diferenciar as diversas hortaliças

. Através desse trabalho, poderemos desenvolver diversas atividades nos diferentes componentes curriculares, como por exemplo:

Ciências: diferenciar e reconhecer as verduras e legumes, conhecer o valor nutricional dos alimentos, discriminar alimentos de origem vegetal, o que são vitaminas, tipos de vitaminas, as deficiências e doenças causadas pela falta de determinadas vitaminas, a importância das vitaminas em diferentes épocas do ser humano: criança, mulher, homem, gestante e por fim alimentos que previnem doenças.

Conteúdos:

- Práticas de leitura e escrita.

- Sistema de escrita.

- Hortaliças e legumes

Anos:

1° e 2° serie

Tempo Estimado:

- 6 meses

Material necessário:

- lápis, borracha, lápis de cor, sulfite, cartolina, sementes para plantação, canteiro, pá, terra e água, materiais recicláveis.

Desenvolvimento:

1° Etapa: Explique aos alunos que eles aprenderão algumas semelhanças e diferenças que existem entre as hortaliças. Para introduzir o tema, mobilize o interesse deles com algumas perguntas, como por exemplo: Quais as verduras que vocês conhecem? Quais vocês gostam mais?.A professora mostra varias figuras de hortaliças e legumes pedindo que procurem informações sobre as que mais conhecem. Ao final da atividade, peça que comentem os alimentos que encontraram. Em seguida, faça uma apresentação oral para explicar os tipos de hortaliças e verduras e o quanto são importantes para nossa saúde. Por último, explique que também é possível classifica-las de acordo com as vitaminas que cada uma possui. Depois de expor, abra um espaço de discussão. Sugira que seja feita uma síntese coletiva das ideias mais importantes que foram expostas. Proponha algumas perguntas como: "O que pareceu importante sobre o tema apresentado?" Enquanto eles respondem, escreva na lousa. Faça intervenções para que compreendam a importância de tomar notas das informações estudadas, como por exemplo: escrever as hortaliças e legumes achados e trabalhar as palavras com as crianças.

2° Etapa: Entregue aos alunos diferentes livros sobre alimentação saudável que a escola tenha em seu acervo. Peça que observem as imagens para identificar como é formado as verduras e legumes. Distribua para cada um dos alunos uma lista com nomes das hortaliças e verduras que começam com uma mesma letra, como por exemplo, alface,agrião etc. Leia os nomes e peça que eles circulem um dos nomes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com