TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ser Diferente é Normal

Trabalho Universitário: Ser Diferente é Normal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  1.327 Palavras (6 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Residimos em uma sociedade onde há uma intensificação do culto ao corpo, onde os indivíduos experimentam uma crescente preocupação com a imagem e a estética. Impulsionados basicamente pelo processo de massificação das mídias, onde o corpo ganha mais espaço, principalmente nos meios midiáticos.

Perfeição de um modo geral caracteriza um ser ideal que reúne todas as qualidades e não tem nenhum defeito. Designa uma circunstancia que não possa ser melhorada ainda mais. Hoje em dia na linguagem profissional, perfeição pode ser definida não como não ter defeitos, mas sim como algo ou alguém que apresenta defeitos, porem, que esses seus defeitos são ofuscados pelas suas qualidades, fazendo com que eles se tornem invisíveis aos olhos das pessoas.

Como símbolo da perfeição á bailarina é vista como alguém que não tem problema, todos nós temos problemas, apenas a bailarina não tem, ela é perfeita no que faz e faz tudo com perfeição. E procurando bem todo mundo é perfeito e acha problema onde não há. A ditadura da beleza entra na historia cegando as pessoas fingindo ter uma sociedade de bailarinos e bailarinas, onde não há problemas, onde não há imperfeições, onde todos são bons nos gestos e atos.

Perfeição é algo que nunca vamos alcançar e que também, naturalmente nunca vamos desistir de buscá-la. Talvez porque não aceitamos nossa condição de ser humano, com todos os defeitos e falhas, que nos é peculiar.

2 DESENVOLVIMENTO

Vivemos no mundo da diversidade, cada indivíduo com suas peculiaridades, raça, credo, política, valores e costumes. Somos um povo diferente e, portanto, precisamos conviver com as diferenças da melhor forma possível.

O respeito ao outro e as suas peculiaridades é fundamental, pois através deste respeito temos a possibilidade de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa.

A sociedade deve concentrar forças para a difícil tarefa de ofertar uma educação justa, de qualidade e que respeite as diferenças de cada sujeito. Toda instituição de ensino é um espaço onde se encontra uma das maiores diversidades culturais, precisamos aproveitar este espaço para construirmos problematizações que nos levem ao estudo das diferenças e ao direito de igualdade social de todos.

Diante a diversidade, é cada vez mais importante pensar na educação dos filhos para que saibam conviver de forma natural com o diferente, adultos que desejam educar seus filhos para que valorizem e respeitem as diferenças nas formações familiares devem refletir, com sinceridade, sobre seus próprios sentimentos em relação ao assunto. É fundamental que os pais demonstrem com atitudes que não há nada de inusitado em formações familiares diferentes da sua.

O grande problema da sociedade em que vivemos é aceitar o que é real, aceitar a diversidade. Aceitar o que é diferente dos padrões já estabelecidos muitas vezes pela sociedade. As diferenças individuais não podem ser vistas como uma barreira. Podemos aproveitar as habilidades de cada um, para um bom desempenho, seja no trabalho, na escola ou qualquer espaço social.

Os chamados valores capitalistas que padronizam os corpos impõem modelos corporais que interferem na autoimagem e no bem-estar das pessoas. O sistema capitalista neoliberal atual no seu processo de Globalização procura determinar um modelo único aceito para todos os povos: consumir a mesma marca, mesma comida, usar a mesma roupa, assistir aos mesmos filmes, ouvir as mesmas músicas, etc. Para isso, o sistema não perdoa nem respeita as diferenças culturais. O que importa é a ganância e a busca pelo lucro: o dinheiro. Querem que as pessoas pensem iguais, comam iguais e viva iguais seguindo o mesmo modelo, a moda.

Com a pressão dos ideais de beleza impostos pela indústria da moda e alimentados pela mídia, a valorização do corpo perfeito tornou-se uma obsessão global. Hoje cada vez mais pessoas buscam formas de transformar o físico, em busca da perfeição de acordo com os padrões. A oferta de serviços para moldar a aparência conforme os padrões efêmeros de beleza crescem assustadoramente. Academias de ginástica, produtos de beleza inovadores, dicas da mídia para manter a boa forma, cirurgia plástica, salões de beleza são cada vez mais procurados. O que esses locais e produtos prometem? Beleza. Porém, muitas vezes as ações realizadas para alcançar padrões sociais de beleza podem trazer consequências negativas ao corpo e prejudicar a saúde.

Hoje a busca pelo corpo ideal é um imperativo. Não é raro que essa busca ultrapasse o limite do saudável e gere transtornos patológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com