TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ser Diferente é Normal

Projeto de pesquisa: Ser Diferente é Normal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.479 Palavras (6 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

A diversidade entre raças que é tão rica em nosso país, parece ser uma raridade hoje em dia, porque as mulheres em sua grande maioria resolveram fazer a tal da progressiva nos cabelos. E onde foram parar as mulheres com cabelos afro com toda sua sensualidade e originalidade? As roupas também se tornaram todas parecidas e parece que temos sempre que seguir um padrão de roupa ideal. Homens e mulheres parecem padronizados, sem nenhuma individualidade e quem procura manter sua individualidade é percebido como estranho, diferente e não aceito pela sociedade. Não deveria ser ao contrário? Se a sociedade valoriza somente o que é belo e perfeito, cria-se uma tendência natural nas pessoas de sentirem-se não aceitos e excluídos do convívio social por medo de serem criticadas. E quem mais ganha com esse culto obsessivo à beleza e à perfeição são as indústrias e comércios. Clínicas de estética e academias cresceram em quantidade e em faturamento. São vendidos produtos que prometem milagres pra todos os tipos de “imperfeições” estéticas. Exemplos: cabelos, gordura localizada, celulite, etc. Muitas vezes, os pais de forma inconsciente estimulam ou até mesmo pressionam seus filhos a cultivar excessivamente a beleza e a perfeição, porque esses pais já foram criados também com esses valores. Buscamos esta perfeição também de outras formas, como por exemplo, quando buscamos incessantemente acumular riquezas como algumas pessoas bem sucedidas ou até mesmo adquirirmos objetos semelhantes aos nossos heróis, com o objetivo de nos parecermos com eles de alguma forma. Consideramos os heróis da televisão e pessoas “importantes” como seres perfeitos: que nunca erram, só fazem coisas bonitas, ou seja, seres quase perfeitos!!!

ABSTRACT

The diversity of races that is so rich in our country seems to be a rarity nowadays, because women mostly decided to do at such a progressive hair. And where did African women with hair in all its sensuality and originality? The clothes also became alike and it seems that we always have to follow a pattern ideal clothes. Men and women seem standardized, with no individuality and those looking to maintain their individuality is perceived as strange, different and not accepted by society. Should not it be the opposite? If society values only what is beautiful and perfect, it creates a natural tendency in people to feel accepted and not excluded from society for fear of being criticized. And the big winner with this obsessive cult of beauty and perfection are the industries and trades. Cosmetic clinics and academies grew in volume and revenue. They sell products that promise miracles for all types of "imperfections" aesthetic. Examples: hair localized fat, cellulite, etc. Often, parents unconsciously encourage or even push their children to grow excessively beauty and perfection, because these parents have also been created with these values. We seek this perfection in other ways, for example, when we seek to accumulate wealth endlessly as some people successful or even acquire objects similar to our heroes, aiming to become like them somehow. We consider the heroes of television and "important" people as perfect beings: they are never wrong, only make beautiful things, or beings almost perfect!!

INTRODUÇÃO

Não existe um ser perfeito. A vida é uma escola que almeja a perfeição do ser humano. Não existe um padrão para a perfeição, ela está em cada um, todos do seu jeito é claro. Não deveria existir superioridade entre as pessoas. Vivemos em meio a um país capitalista, onde tudo se resume em dinheiro, onde um passa por cima do outro sem pensar duas vezes. Nesta sociedade em que vivemos, eles pregam a "perfeição e certos padrões de beleza" através das mulheres, pelas novelas, comerciais entre outros. Onde estes ditam os padrões de beleza fazendo com que muitos se sintam feios, rejeitados e menosprezados.

1. PERFEIÇÃO

A perfeição caracteriza um ser ideal que reúne todas as qualidades e não tem nenhum defeito. Designa uma circunstância que não pode ser melhorada ainda mais e mais. O ser perfeito é aquele que reúne todas as qualidades e não possui defeitos. Mas e o que é defeito?

2. DEFEITO

Defeito é uma imperfeição física ou moral, uma deformidade, um mau funcionamento, uma falha.

Nas relações sociais, caracteriza-se como defeito o que é diferente do que acreditamos ser o correto. Seja uma característica física ou um comportamento.

Todos somos diferentes uns dos outros e possuímos nossas características físicas e psicológicas, carregamos uma genética e fomos educados de maneira singular, baseado em culturas e maneiras de pensar diversas.

Quase todos os psicólogos falam de estágios, fases ou períodos de desenvolvimento em que vivenciamos experiências que nos fazem únicos enquanto seres subjetivos, com vontades próprias, desejos e aspirações, bem como, com potencial destinado a alcançá-las. A organização que cada um irá fazer de acordo com suas experiências reais de vida é que irão estabelecer os traços de personalidade com os quais desde criança foi possível enfrentar os conflitos ou sentir-se aniquilados por eles.

O Ser formado por estas vivências, carregará seus bons e maus adjetivos na maneira de agir ao relacionar-se na sociedade. Os bons adjetivos são aqueles que exaltam nossas qualidades e os maus adjetivos os nossos defeitos.

Ganancioso, ciumento, insensível, desonesto, violento, impaciente, orgulhoso, covarde, interesseiro, egoísta, intolerante, mentiroso, hipócrita, fingido, injusto, invejoso, inseguro e muitos outros fazem parte da infinidade de maus adjetivos e a maioria das pessoas carrega vários destes. Dificilmente encontraremos uma pessoa, incluindo eu e você, que não tenha pelo menos dois destes adjetivos.

A correria do dia a dia nos impede de pararmos e analisarmos nossos próprios comportamentos, mas se formos honestos conosco mesmos veremos que a lista acima não nos é nada estranha. Nossos relacionamentos com as pessoas são muitas vezes ditados por essas nossas “qualidades”. Resguardadas as proporções, elas se manifestam no nosso lar, no trânsito, no trabalho, no lazer, na política e até

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com