TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ser Diferente é Normal?

Trabalho Escolar: Ser Diferente é Normal?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  2.190 Palavras (9 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho e de suma importância para o nosso aprendizado, pois adquirimos vários conhecimentos voltados à desigualdade Humana e preconceito.

Ao observamos as pessoas, podemos notar que por mais que elas possuam características semelhantes, todas possuem suas próprias peculiaridades. As pessoas são constituídas de qualidade e defeitos. O termo qualidade automaticamente para algumas pessoas significa ser os bonitos, corretos e os bem feitos entre vários outros termos. Em contra partida, a palavra defeito nos faz imaginar algo feio, doentio, maléfico, errado. O que é correto, bonito para alguns pode não ser para outros e isso varia de individuo para individuo ou até mesmo de sociedade para sociedade.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 - O QUE É SER PERFEITO?

Partindo da premissa sobre o que significa cada palavra do nosso vocabulário, tem-se em Dicionário Aurélio (pág. 527) o significado do vocábulo PERFEITO: “adj. Que reúne todas as qualidades concebíveis, ou atingiu o mais alto grau numa escala de valores. Ótimo, excelente. Executado ou fabricado do melhor modo possível. Completo, total; rematado, acabado”.

Assim, pode-se verificar que, partindo dessa premissa, perfeito é tudo aquilo que não possui imperfeições, porém na realidade, essa significação é um pouco contraditória.

Nesse sentido de contraditório, Durkheim, faz analogia da sociedade à um organismo. Conforme ele, cada indivíduo da sociedade é frágil em relação às regras sociais, pois é seguidor arisco e vem do ser humano seguir atentamente as regras de uma sociedade, pelo medo de o não seguimento os tornar diferente e com isso, serão julgados condenavelmente pelo resto da sociedade. E ainda diz que, não devemos nunca, julgar antes de conhecer a realidade social, pelo simples fato de que cada realidade é diferente e única.

Com base no ponto de vista de Durkheim, podemos alargar, portanto a concepção do que é ser perfeito, uma vez que cada pessoa tem seu ponto de vista do que é ser diferente ou perfeito e cada pensamento é único. Assim, difícil dizer o que é perfeito ou não, isso porque, varia de pessoa para pessoa, ou seja, o que é perfeito para uma pessoa, pode não ser para outra.

Assim, nota-se que, cada um tem seu ponto de vista único sobre a sociedade, e com isso forma-se em cada uma das pessoas existentes nela uma utopia.

E com base nos estudos da Brasil Escola, Utopia é o conceito de algo ideal, perfeito, fantástico, imaculado, ideia que se torna imaginária segundo os padrões da atual sociedade. Pode-se referir aos ideais do presente como também do futuro, é uma palavra oriunda do grego que significa “lugar que não existe”.

A utopia está ligada à idealização um lugar, uma vida, um futuro, quaisquer pensamentos que se tenha através de uma visão fantasiosa e contrária ao mundo real. O utopismo é uma forma irreal e absurdamente otimista de ver as coisas como gostaríamos que fosse. Um bom exemplo desse pensamento é o fato de uma pessoa idealizar outra, fantasiando alguém que para os dias e contextos atuais se torna inexistente. Isso com base nas características e nas qualidades de cada indivíduo, pois todos os seres humanos são dotados de falhas e defeitos, de forma que não existe alguém perfeito, mas o que seria da sociedade sem os pensamentos utópicos, o que seria do homem sem seus sonhos fantásticos?

A música Ser diferente é normal de Lenine e Vinicius Castro, retrata que, todos os seres humanos independente da raça, cor ou etnia, são todos iguais. Como o texto bem diz todos são especiais, no sorriso, na fé, no visual, cada pessoa tem seu jeito de ser, tem suas vontades, seus ideais, por isso, a letra da música: ser diferente é normal, faz essa reflexão de que cada um deve viver e fazer o que gosta, o que quer.

Portanto, vê-se que, de perto ninguém é perfeito, e de longe também não. Na realidade, o que existe é um padrão para rotular o individuo como aceitável. Para que se possa ter uma equidade social, necessário se faz aceitar as diferenças o que se torna assim, algo primordial.

A perfeição existe dentro de cada ser humano, o que se faz única a concepção do que é perfeito.

2.2 – O QUE É SER DIFERENTE?

No mundo de hoje, ser diferente muitas vezes significa ser rotulado. Se você e tímido e fala pouco, você é a pessoa esquisita se você gosta de funk e se veste de um jeito pouco convencional, você e de novo rotulado como uma pessoa estranha. Se você tem uma religião distinta da religião comum do meio onde se encontra, você é rotulado também. Enfim se você e estrangeiro, se você e homossexual então nem se fala se você tem câncer, se você tem manchas ou marcas na pele você deve viver provavelmente numa condição pouco cômoda socialmente falando todos são diferentes do que considera normal, mas é normal.

Ser diferente é não seguir as regras. Somos pessoas únicas em todo nosso ser. Somos capazes de fazer valer a nossa racionalidade sobre os nossos institui naturais.trazemos particularidade únicas na maneira de viver , e de responder as exigências, de enfrentar as consequência de nossos atos.

Não ser igual a todos não que dizer que você não e normal ser diferente e normal, e ser gente como a gente, apesar de muitas pessoas não saberem lidar com essas mentes e de terem preconceitos. Não deixar de ser quem é por ninguém só por você mesmo. Sabe se também que em meio à sociedade tem muitas pessoas que possuem deficiências físicas ou sensoriais. mais nada disso e motivo para excluírem elas da sociedades a final eles também tem sentimentos e são normais como qual quer um .sim todos somos diferentes.e iguais em nossas diferenças.um garfo e tão diferente quanto uma faca mas nem por isso eles deixam de ser talheres.

Conclui-se que o diferente sempre irá existir, sempre irá cruzar a frente de nossos olhos e os nossos olhos irão julgar, e nesse julgamento que fazemos que seja inevitável a reação precisa ser uma única no qual damos o nome de respeito, que não possui qualidade nem defeito, e que serve para todos. Mas infelizmente nem todos usam.

2.3 - O QUE A SOCIEDADE ENTENDE POR PERFEITO?

Levando-se em conta o que preconiza a Constituição da República Federativa do Brasil, em seu artigo 5º e incisos, trata-se dos direitos e deveres fundamentais, no que tange

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com