TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social Na Area Rural

Dissertações: Serviço Social Na Area Rural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 2

A atuação da Assistente Social na agricultura

Ao entrevistar uma assistente social da Divisão de Organização Rural-DATER na SEAPA Secretaria do Estado da Agricultura Pecuária e Abastecimento a mesma nos informou que, apesar de uma intensa lista de fatores que dificultam o deslocamento dos mesmos para as localidades rurais, ao conseguirem fazer esse trajeto levam consigo projetos de grande valia para a população do campo, citando os pontos principais onde os profissionais do serviço social atuam para o desenvolvimento e bem-estar social dos agricultores e suas famílias.

Na área do bem-estar social:

• Levam orientações básicas de saúde, de saneamento e da alimentação.

• Busca estimular as famílias rurais para um maior e melhor aproveitamento dos alimentos disponíveis na região, por meio da conservação, industrialização caseira e armazenamento.

• Incentivar comercialização de artesanato e produtos de conservação e industrialização caseira,objetivando o aumento da renda familiar.

• Promover atividades voltadas à educação formal e informal das famílias rurais, no sentido de integra-las ao desenvolvimento social do Estado.

• Ser agente de mudanças de hábitos e costumes, adaptando-os às culturas e a valores das comunidades rurais .

• Apoio a eventos.

Ainda nos foi informado que os assistentes sociais trabalham no processo de associativismo rural, assessorando na formação de associações de pequenos trabalhadores rurais, promovendo a integração entre órgãos associativos, com vistas à integração das comunidades rurais. Integra as associações dos produtores rurais ao crédito rural e às politicas e sistemas de comercialização de produção, no banco de dados da divisão constam 293 associações cadastradas no Estado de Roraima.

A presença do assistente social no meio rural é de suma importância, porém os obstáculos ainda são muitos até mesmo pela falta de reconhecimento do Estado a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com