TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Area Rural

Trabalho Universitário: Area Rural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 3

Na compreensão de uma sociedade, para além da análise de sua estrutura social (a qual consiste na forma como esta se estrutura, nas funções necessárias para aquele grupo, nas posições sociais e papéis sociais que estão dispostos conforme privilégios e deveres), é preciso compreender sua organização. Segundo Raymond Firth, em artigo publicado no livro Homem e Sociedade, organizado por Fernando Henrique Cardoso e Octavio Ianni, a "organização social implica algum grau de unificação, ou união de diversos elementos numa relação comum” (IANNI, 1973, p. 41). A ideia de organização social está ligada ao processo social, à ideia de mudança, de arranjo do comportamento dos indivíduos na construção da vida social.

Assim, o que se pode compreender que se a estrutura social diz respeito ao sistema de posições sociais que os indivíduos podem ocupar, a organização diz respeito ao sistema de papéis sociais que esse mesmo indivíduo pode ocupar. Numa comparação ao jogo de xadrez, enquanto a estrutura social poderia equivaler às normas e regras do jogo (por exemplo, como cada peça deve se movimentar, regra previamente definida), a organização social equivale aos lances e estratégias de jogo, à combinação de jogadas. Logo, ainda segundo Firth, enquanto na “estrutura social se encontra o princípio de continuidade da sociedade; no aspecto da organização se encontra o princípio de variação

O desencadeamento do êxodo rural é consequência, entre outros fatores, da implantação de relações capitalistas modernas na produção agropecuária. Com intenso processo de mecanização das atividades agrícolas tem substituído a mão de obra humana, fazendo com que agricultores saiam em busca de oportunidades.

No entanto, esse processo gera vários problemas sociais, pois partes desses imigrantes não possuem qualificação profissional exigida pelo mercado cada vez mais competitivo, consequentemente há um aumento populacional desordenado, além do desemprego e do subemprego nessas cidades, atividades como vendedores ambulantes, catadores de materiais recicláveis, flanelinhas, entre outros, são a cada dia mais comuns, os transtornos causados por esse processo atingem toda a sociedade, principalmente as pessoas que deixaram o campo com o intuito de obter melhores condições de vida nas cidades.

No contexto rural foi registrada a trajetória de um povo que sonha com uma vida digna e busca novos rumos.

Deslocando-se de sua cidade natal devido à falta de estrutura para sua sobrevivência. as vezes migram de cidade em cidade a procura de um pedaço de terra ou de um emprego para se estabilizar.

A charge representa a saga de um povo que sai de sua terra natal em busca de nova perspectiva encontrando outra realidade social se deparando com a miséria e muitas vezes até a fome.

No longo das décadas pouco se progrediu, os movimentos rurais ainda lutam pelas desigualdades sociais se confrontando com a dificuldade de se obter uma vida melhor.

A música “Brejo da Cruz”, configura a realidade social na qual vivem muitas crianças brasileiras.

Descrevendo o lado obscuro onde dessa miséria, acaba optando pelo uso de drogas para amenizar suas perspectiva.

E acabam ficando doentes porque suas famílias não conseguem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com