TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sintese

Exames: Sintese. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  1.411 Palavras (6 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Federal de Mato Grosso

Autor: Davidson da Cruz Xavier dos Santos

Cuiabá – MT

03 de Março de 2013

A TEORIA DOS SISTEMAS ABERTOS e a PERSPECTIVA SOCIOTÉCNICA das ORGANIZAÇÕES.

Em 1950, após a segunda guerra mundial surgiu e se popularizou a teoria geral dos sistemas, por trabalhos de Ludwig Von Bertalanffy. Joan Woodward e Lawrence e Lorsch, tinha pressuposto de q a organização é um sistema aberto que deve se adaptar ao seu meio ambiente. Percebeu-se após a segunda guerra que todo o sistema global era composto por partes diferentes, mas interdependentes. Tomando como base que diversos ramos do conhecimento constituíam parte de um sistema maior, parcialmente explicado como regras gerais aplicáveis, Bertalanffy geral que desse conta das semelhanças, sem prejuízo das diferenças, ele entendeu o modelo de sistema aberto como um complexo de elementos em interação e em intercambio continuo com o ambiente. Em seu livro Bertalanffy lança os pressupostos e as orientações básicos de sua teoria geral dos sistemas: Há uma tendência para a integração nas varias ciências naturais e sociais, tal integração parece orientar-se para uma teoria dos sistemas, essa teoria pode ser um meio importante de objetivar os campos não do conhecimento cientifico, especialmente nas ciências sócias, desenvolvendo princípios que atravessam universos particulares das diversas ciências, e pode levar a uma integração muito necessária na educação cientifica.

ORIGENS

Pensamentos Científicos & Pensamentos Sistêmicos – o método científico, quando aplicado a problemas complexos, problemas com muitas variáveis e problemas sociais (atividade humana), apresenta dificuldades, mesmo que seja na ciência uma prática dividir o problema em partes menores para melhor compreendê-lo.

As hipóteses, desde o início, evidenciavam sua descrença em uma visão meramente mecanicista, diante dos fenômenos biológicos, os quais deveriam ser ampliados por uma visão que considerasse o todo, as suas inter-relações e as com o seu ambiente a idéia central seria o desenvolvimento de uma teoria de caráter geral, de modo que possa ser aplicada a fenômenos bastante semelhantes que ocorrem em uma diversidade de campos específicos de conhecimento

Uma teoria interdisciplinar para transcender os problemas exclusivos de cada ciência e proporcionar princípios gerais (sejam físicos, biológicos, sociológicos, químicos etc.) e modelos gerais para todas as ciências envolvidas, de modo que as descobertas efetuadas em cada uma pudessem ser utilizadas pelas demais.

HISTORICO

Ludwig von Bertalanffy

– Em 1951, agora radicado no Canadá, em paralelo às suas funções de professor de biologia, publicou a obra “Teoria Geral dos Sistemas”.

– Partiu do princípio que um ser vivo não é apenas e simplesmente um aglomerado de elementos, sem integridade e organização. É o organismo um sistema que se mantém num mesmo estado, mas a matéria e a energia que o integram se renovam de uma forma constante, no que chamou de equilíbrio dinâmico do sistema Bertalanffy tentou fazer aceitar a ideia de que o organismo é um todo maior que a soma das suas partes Criticou a visão de que o mundo é dividido em diferentes áreas, como física, química, biologia, psicologia, etc. Ao contrário, sugeria que se deve estudar sistemas globalmente, de forma a envolver todas as suas interdependências, pois cada um dos elementos, ao serem reunidos para constituir uma unidade funcional maior, desenvolvem características que não se encontram em seus componentes isolados. Sistema é uma entidade que tem a capacidade de manter um certo grau de organização em face de mudanças internas ou externas, composto de um conjunto de elementos, em interação, segundo determinadas leis, para atingir um objetivo específico.

Exemplos de sistemas:

Carro, corpo humano, computador, uma empresa, etc.

Contraexemplo: pessoas caminhando na rua (pois não possuem objetivo comum)

CONCEITO DE SISTEMAS

O nome “sistema” tal qual é conhecido atualmente está relacionado a TGS de Bertalanffy, que pesquisando sobre o comportamento dos organismos vivos constatou que, mesmo com uma grande variedade de formas e de características seres biológicos possuíam pontos em comum. Bertalanffy estendeu seus estudos a outros tipos de organismos (sociais, mecânicos, eletrônicos, etc.), verificando que, tal como acontece com os seres vivos, esses organismos não naturais conservam, igualmente, certas características comuns, não importando sua natureza e complexidade. Dessa maneira constatou que, independentemente desses organismos vivos e sociais possuírem inúmeros e variados elementos, todos apresentavam uma interação desses componentes com o objetivo de alcançar um determinado. Propósito, o que em última instância, era a finalidade central desses mesmos organismos baseado nessas observações e análises formulou a TGS, identificando os organismos sociais como um sistema visando à realização de objetivos comuns.

TEORIA GERAL DOS SISTEMAS E A ORGANIZAÇÃO

A Teoria geral de sistemas tem por objetivo uma análise da natureza dos sistemas e da inter-relação entre eles em diferentes espaços, assim como a inter-relação de suas partes. Ela ainda analisa as leis fundamentais dos sistemas.

Um sistema, ou seja, uma união de várias partes é formada de componentes ou elementos. Quando existe apenas um componente individual ele é chamado de elemento único, quando estes elementos únicos se inter-relacionam, eles são chamados de componentes, e quando estes componentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com