TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Endócrino

Por:   •  10/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 2

Sistema Endócrino

Introdução

É composto de várias glândulas que estão localizadas em diversos lugares do corpo. As glândulas endócrinas participam da regulação das atividades do corpo, produzindo substâncias chamadas hormônios. Depois de produzidos, os hormônios entram na circulação sanguínea, percorrem o corpo até chegar aos órgãos-alvos sobre o qual atuam.

As principais glândulas endócrinas estão localizadas em varias partes do corpo, são elas: hipófise, tireoide,paratireoides,suprarrenais,pâncreas e as glândulas sexuais.

Os hormônios atuam, juntamente com o sistema nervoso, controlando diversas respostas do organismo.

Em contraste com as glândulas exócrinas (de secreção externa), cujas secreções são transportadas até o sítio de ação por meio de ductos, as glândulas endócrinas não têm ductos, são glândulas de secreção interna. As células das glândulas endócrinas, que são derivadas de epitélio, liberam seus hormônios diretamente na corrente sanguínea. Esta distribui os hormônios através do corpo, e cada hormônio afeta somente os órgãos específicos.

Glândulas Suprarrenais

São glândulas suprarrenais ou adrenais, são órgãos de forma piramidal, retroperitoniais localizadas sobre o polo cranial superior de cada rim. Cada glândula esta recoberta por uma cápsula de tecido conjuntivo e mergulhada em gordura. As glândulas suprarrenais tem bom suprimento sanguíneo, ramos da aorta, como da artéria frênica inferior, e as artérias renais suprem a glândula.

O sangue venoso da suprarrenal direita é drenado para a veia cava inferior, o da esquerda para a veia renal esquerda, cada glândula suprarrenal consiste duas porções separadas: uma interna que é a medula, e outra externa que é o córtex, essas duas porções tem origem embrionárias diferentes e também estruturas diferentes.

Na medula suprarrenal são produzidos dois hormônios: Adrenalina e Noradrenalina, esses dois hormônios são moléculas estruturalmente similares e funciona cooperativamente para preparar o corpo para emergências ou estresse, de maneira semelhante a do sistema nervoso simpático, são liberados em grande quantidade no organismo depois de fortes reações, provocam taquicardia, hipertensão e constrição dos vasos sanguíneos . A função desses hormônios não é a mesma, o efeito da noradrenalina se faz no sistema vascular e o da adrenalina no sistema cardiovascular.

Adrenalina: Este hormônio eleva a taxa de glicose no sangue e aumenta a força e amplitude dos batimentos cardíacos.

Noradrenalina: Acelera os batimentos cardíacos e mantém a tonicidade muscular nos vasos sanguíneos, controla a pressão sanguínea.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com