TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas De Informacao Gerencial

Ensaios: Sistemas De Informacao Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  1.792 Palavras (8 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 8

1- Qual é a definição de Sistemas de Apoio a Decisão (SAD)?

São sistemas que não só fornecem informações para apoio a tomada de decisão mas que contribuem para o processo de tomada de decisão, mais complexos que permite acesso total a base de dados corporativos, modelagem de problemas, simulações e interface amigável.

2- Qual é a diferença básica entre um Sistema de Informação Gerencial (SIG) e um Sistema de Apoio a Decisão (SAD)?

O SIG produz relatórios fixos programados para periodicidades definidas com base em dados extraídos dos sistemas subjacentes de processamento de transações. Já o SAD é um sistema mais complexo que permite total acesso a base de dados corporativo, modelagem de problemas, simulações e possuem uma interface amigável, além de fornecer apoio interativo de informações aos seus usuários durante o processo de decisão.

3- Cite algumas das aplicações de suporte a decisão disponível para os colaboradores de uma empresa de e-business.

ERP (planejamento de recursos empresariais), EAI (integração das aplicações da empresa), CRM (gerenciamento do relacionamento com o cliente), SCM (gerenciamento da cadeia de suprimentos).

4- Como pode ser classificada a estrutura das decisões? Explique cada uma delas.

Pode ser classificada em não-estruturadas, semi-estruturadas e estruturadas. As decisões tomadas no nível da adm operacional tendem a ser mais estruturadas, as tomadas no nível tático mais semi-estruturadas e as tomadas no nível mais da adm estratégica não-estruturadas.

5- Os sistemas de apoio a decisão são conhecidos pelas características de serem fáceis de usar, possuir uma interface muito amigável e serem interativos. Explique o significado de cada uma dessas funcionalidades.

Essas funcionalidades fazem com que o SAD retrate a cultura organizacional, não servindo apenas para atender as necessidades especificas do usuário mas que seja orientado para que pessoas tomem decisões sendo flexível na busca, acesso e manipulação das informações, utilizando-se de uma interface o mais amigável possível para satisfazer as necessidades gerais da organização.

6- A função da tecnologia ETC nesse contexto a partir da explicação de cada um dos seus elementos (extração, tratamento dos dados e carga)

Extração: tem a capacidade de acessar a base de dados dos sistemas transacionais obtendo os dados que serão armazenados no data warehouse convertendo o formato e filtrando o conteúdo efetuando ajustes necessários. Transformação: fase em que todas as regras de negócio, regras de interação, totalização e ajustes de granuralidade são aplicadas. Carga: transferência da chamada área de transformação para a área de produção.

7- A tecnologia de Data Warehousing e Data Mart?

Data W. é um deposito de dados digitais que serve para armazenar informações detalhadas relativamente a uma empresa criando e organizando relatórios através de historicos que são depois usado pela empresa para ajudar a tomar decisões importantes com base nos fatos apresentados, serve para recolher infos de uma empresa para que ela possa controlar melhor um processo, corrigindo erros. Data Mart é uma subdivisão ou um subconjunto do Data W. são como pequenas fatias dele que armazenam subconjunto de dados, é direcionado para uma linha de negócios ou equipe, sendo que sua informação costuma pertencer a um único dpto.

8- Existem diferenças quando se compara a tecnologia de armazenamento de dados de um Data Warehousing e Sistemas Transacionais. Explique essas diferenças em relação a organização dos dados e quanto ao tipo de consulta.

As diferenças são o objetivo do banco de dados de um sistema transacional tem sido capturar de maneira econômica mais dados em menos tempo e o objetivo do banco de dados de uma data warehouse tem sido fornecer de maneira econômica a melhor análise em menos tempo e também nos sistemas transacionais não são integrados ou seja os sistemas transacionas servem apenas para uma área da empresa não compartilhando informações com outras áreas que é o caso do data warehouse.

9- O funcionamento da tecnologia OLAP e suas características.

Constituem ferramentas direcionadas aos usuários finais para acessar as informações do data warehouse com as quais é possível gerar relatórios capazes de permitir a tomada de decisão. Permitem uma visão conceitual multidimensional dos dados da organização permitindo os usuários ter uma visão de diferentes perspectivas.

10- Uma das principais características da tecnologia OLAP é a análise dimensional. Explique seu funcionamento.

É muito mas útil que a tradicional, ela é mais natural, fácil e intuitiva permitindo a visão em diferentes perspectivas dos negócios da empresa tornando o analista um explorador de info. A modelagem é a técnica utilizada, são modelados conhecidos por cubo representando cliente, produto, fornecedor e tempo representando números como unidades vendidas, luco e total.

11- O usuário de um sistema OLAP pode fazer uso de comandos dimensionais, como por exemplo: drill down e drill up. Explique o funcionamento de cada um desses comandos.

Drill across (pula um nível intermediário dentro de uma dimensão), Slice and Dice (modifica a posição de uma info e facilitar a compreensão), Drill Down (aumento do nível de info detalhado) Drill up (é o contrário, aumenta o grau de granularidade), Drill Throught (passa de uma dimensão para outra de uma info), Alertas (indicar situações de destaque), Ranking (agrupar resultados por ordens maiores), Filtros (facilita análise de docs), Sorts (odernar uma info), Breaks (separar os relatórios em grupos de info).

12- Os sistemas de apoio a decisão são conhecidos também como sistemas analíticos. Por que o termo “análise” qualifica esse tipo de sistema?

Porque o SAD apoia o sistema de tomada de decisão em áreas de planejamento estratégico, controle gerencial e operacional, fornecendo infos novas e precisas rápido. O SAD trabalha com uma enorme fonte de dados, flexibilidade que disponibiliza diversos tipos de relatórios ao gestor fornecendo apenas o que ele precisa pra tomada de decisão.

13- A utilização de sistemas de apoio a decisão (SAD) pode envolver um processo interativo de modelagem analítica. Qual é o significado desta afirmação?

O uso de um SAD envolve um processo interativo de modelagem analítica. O gerente utiliza um pacote de software SAD em seu computador para fazer consultas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com