TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre a Liberdade – Cap. IV

Por:   •  18/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 2

Sobre a Liberdade – Cap. IV

Mill tenta falar quando a autoridade da sociedae pode limitar a individualidae e a “soberania do indivíduo sobre si mesmo”. A resposta de Mill é que a sociedade e o indivíduo devem receber controle sobre a parte da vida humana em que se interessa particularmente.

Ao rejeitar a idéia de um contrato social, Mill escreve que, uma vez que as pessoas recebem a proteção da sociedade, eles devem ter certa conduta em troca. Os indivíduos não devem prejudicar os interesses de outras pessoas, ou seja, os seus direitos.. Os indivíduos devem compartilhar o fardo de defender a sociedade e seus membros de algo ruim. Finalmente, os indivíduos podem ser censurados, por opinião (não por lei), por prejudicar os outros, sem violar seus direitos. Assim, a sociedade tem jurisdição sobre qualquer aspecto do comportamento humano que "afeta prejudicialmente os interesses dos outros".

No entanto, a sociedade não tem interesse nos aspectos de vida que afetam ninguém além da pessoa que atua ou afeta apenas as pessoas por seu consentimento. Mill escreve que esse comportamento deve ser legalmente permitido e socialmente aceito. As pessoas devem encorajar os outros a usarem plenamente suas faculdades. No entanto, eles não devem tentar manter uma pessoa fazendo da sua vida o que ela deseja. Mill justifica esta posição, observando que os interesses ou o conhecimento sobre o bem-estar de outra pessoa em particular é "insignificante" em comparação com o interesse e o conhecimento do indivíduo.

Mill diz que ele não quer dizer que as pessoas não devem ser capazes de indicar o que consideram falhas no comportamento de outras pessoas.

As pessoas não têm o direito de expressar reprovação moral, e não devem tentar incomodar ninguém. Ele não deve ser tratado com raiva ou ressentimento, ou visto como um inimigo se ele se envolver em atividades impopulares que só afeta a si próprio.

Mill, em seguida, aborda críticas potenciais de seu argumento. Como "alguma parte da conduta de um membro da sociedade pode ser uma questão de indiferença para os outros membros?" Nenhum humano está completamente isolado e as ações podem criar exemplos ruins, prejudicar aqueles que dependem da pessoa e diminuir os recursos da comunidade. Além disso, por que a sociedade não pode interferir em nome de pessoas maduras incapazes de "autogoverno?"

Mill responde que ele concorda que algum comportamento pode afetar os interesses dos outros e prejudicar o bem-estar da sociedade em geral. Quando uma ação viola as obrigações de uma pessoa, isso não se afeta apenas para si mesmo, e ele pode enfrentar corretamente a reprovação moral por quebrar essas obrigações. Mill da o exemplo de uma pessoa que não consegue pagar dívidas devido a uma vida extravagante. Ele diz que esse comportamento está sujeito à punição porque a pessoa não cumpre um dever para com seus credores. No entanto, a pessoa não deve ser punida pela própria extravagância - essa é uma decisão pessoal que deve ser respeitada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com