TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade de Consumo

Por:   •  11/5/2016  •  Dissertação  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 4

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

2016

TRABALHO DE REFLEXÃO EM GRUPO

INSTRUÇÕES:

Após a leitura o texto adaptado da autoria de José Pacheco intitulado «Quando for grande quero ir à Primavera», proponho que elaborem um trabalho, a partir do qual:

  1. Identifiquem, justificando, em que paradigma pedagógico incluiriam a situação pedagógica que o texto retrata;
  2. Mostrem, a partir da referência a situações narradas no texto, como é que se revelam e articulam, entre si, as dimensões da autoridade, da ajuda, do afeto e do conflito.

Para elaborar o trabalho solicitado necessitarão de ler o excerto da obra (pg. 55 à 116) «Escola, poder e saber: a relação pedagógica em debate», da autoria de Rui Trindade, que se encontra disponível on-line na biblioteca da FPCEUP.

Este é um trabalho que terá que ser entregue:

  • no caso da turma de 3ª feira, até às 18 h. do dia 25 de abril de 2016 (admite-se excepcionalmente o envio por e-mail);
  • no caso da turma de 5ª feira, até às 18 h. do dia 27 de abril de 2016, no cacifo do professor.

Quando for grande, quero ir à Primavera

José Pacheco

(TEXTO ADAPTADO)

[Preâmbulo

Um jovem professor do 1º Ciclo do Ensino Básico chega a uma escola, em 1975, para trabalhar com uma turma que tinha vindo a ser ensinada por um professor que se enquadrava no âmbito da Pedagogia dita Tradicional. Para realizar o que, hoje, se chamaria uma avaliação diagnóstica das competências de escrita dos alunos, o referido professor pergunta-lhes sobre que assunto é que eles querem escrever. A Primavera é o tema proposto. É essa experiência que este texto relata.]

(…) o professor tinha lido mais de vinte textos encimados pela palavra "redacção", com o mesmo título ("A Primavera") e formatados em vinte linhas de lugares-comuns. Ficou a saber que a Primavera era uma estação do ano, que os passarinhos faziam os ninhos, as flores nasciam nos campos, a temperatura subia nos termómetros e que a comunhão pascal estava próxima. Ficou sabendo que todos, sem excepção, gostavam da Primavera, o óbvio a que um dos alunos acrescentara (por distracção, ou por súbita inspiração, nunca se chegou a saber) que, quando fosse grande "gostaria de ir à Primavera"…

[Como os textos tinham que ser lidos para seleccionar alguns deles para o jornal escolar] o professor sugeriu à assembleia de alunos que, contrariando o acordado, não fossem os autores a lê-los mas o professor. Autorizado, iniciou a leitura do primeiro texto: «A Primavera. Eu gosto muito da Primavera. A Primavera é uma estação do ano, que começa no dia ...». E daí por diante, até ao inevitável "Depois da Primavera, vem o Verão, que é outra estação do ano muito bonita".

Chegado ao fim da primeira leitura e tendo o cuidado de não permitir que os alunos vissem o papel e reconhecessem a caligrafia, perguntou: «Quem escreveu este texto?» De imediato, ergueram-se vinte e tal braços, que os putos acabaram por baixar, no meio de grande embaraço e confusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (85.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com