TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Subdesenvolvimento

Por:   •  2/11/2015  •  Dissertação  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

A origem do subdesenvolvimento é estranho, nenhum pais nasce subdesenvolvido e quer ser subdesenvolvido, essa é a questão, toda a parte inicial da aula que discutimos aqui, toda a historia.

Os países que são subdesenvolvidos hoje, aqueles que são independentes, são aquelas antigas colônias de exploração. Na época la das navegações no século XV e XVI nós tínhamos as colônias de povoamento e colônias de exploração.

As colônias de povoamento por exemplo, EUA, Canadá , os povos foram para lah para construir uma nação, então por exemplo no caso americano, os ingleses saem da Inglaterra perseguidos pela política ou são perseguidos pelos religiosos então eles iam para a colônia, o futuro Estados Unidos e iam se fixar e constroem uma nação pois os colonos são livres, quando a Inglaterra começa a aperta um pouco mais e começa a cobrar impostos da colônia eles fazem a independência, pois eles chegaram na colônia e não tinha volta para a Inglaterra, no entanto eles constroem uma nação, e ai eles se desenvolvem, na agricultura na industria.

Já as colônias de exploração quando se tornam independentes se tornam países atrasados, porque a estrutura das colônias de exploração, pois eram colônias agrícolas, a agricultura a monocultura, que é a agricultura de um só produto, latifúndios, coisa que no estado unidos nunca teve. Já no Brasil começa com acumulo de terras com as capitanias hereditárias, que depois vira latifúndio, por isso estão na lista de países atrasados, subdesenvolvidos.

        Crescimento e desenvolvimento. Existem diferenças sim, tecnicamente existe.a gente fala crescimento é quando se fala de economia, um aumento quantitativo, quando o PIB  cresce ele que dizer que tem um crescimento econômico da riqueza, desenvolvimento diz respeito realmente a qualidade de vida da população, cresceu quer dizer que a economia teve boa, se o pais cresceu e desenvolveu, ele significa que ele o pais cresceu e se subdesenvolvel, isso é um pais equilibrado, na maioria dos casos o pais cresce mais não se subdesenvolve. É o caso do Brasil, pois a economia cresceu mais não desenvolveu, a china também cresce mais não se desenvolve, pois aquele PIB se reverteu em desenvolvimento.

Como fazer para um pais ser desenvolvido? Politizar a população, se organizar, se politizar e cobrar, pois tudo é uma ação política, ação política é uma ação organizada por um grupo que está reivindicando alguma coisa,

A palavra política pode ser usada de diversas formas, então existe o chamado sentido amplo da palavra política, pois a gente não usa a palavra política apenas no sentido partidário, pois esse é o sentido mais usado, se você falar assim a política salarial da empresa esta certo, se falar assim, a política de educação da instituição, está certo, o segundo sentido é o sentido pejorativo, é o sentido negativo e nesse sentido particular chamamos de politicagem, no sentido pejorativo, isso quer dizer que os interesse particular se sobrepõem sobre os interesses comuns, dentre desse contexto existe uma tese histórica ai falando de Brasil é o chamado estado patrimonialista, historicamente da elite sempre esteve na frente do coletivo se sobrepondo os seus interesses, como por exemplo o dinheiro publico, a corrupção. Na carta de Pedro Vaz de caminho, ele já começa a ter a idéia de patrimonialista pedindo um emprego aos seus parentes para o rei de Portugal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (69.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com