TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaios sobre o subdesenvolvimento e a economia política contemporânea

Por:   •  23/8/2019  •  Resenha  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

 RESENHA BIBLIOGRÁFICA

GUEDES GOMES, Fabio. Ensaios sobre o subdesenvolvimento e a economia política contemporânea. São Paulo, 2014. Hucitec Editora. 2008. 261 pág.

 

Escrever um livro tem muitas complexidades, especialmente em economia: é necessário rigor tanto na análise quanto na metodologia, sem mencionar o assunto escolhido. Todos estes aspectos foram superados no livro Ensaios sobre o subdesenvolvimento e a economia política contemporânea, do economista Fábio Guedes Gomes1. A obra está organizada por dois conjuntos de textos: o primeiro trata da realidade e da dinâmica do subdesenvolvimento, especialmente no que concerne à economia do estado de Alagoas, tanto no contexto regional, quanto nacional. Esta parte é dedicada à “(...) compreensão das estruturas do estado sob a perspectiva econômica numa visão critica e interdisciplinar” (pag.23). A segunda parte do livro, intitulada: “Ensaios de Economia Contemporânea”, discute a economia brasileira por meio de uma explanação sobre Teoria econômica e realidade dinâmica do capitalismo contemporâneo, além de reunir material de auxílio nas aulas de Economia na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e publicações apresentadas em revistas especializadas. A Economia Política no sentido moderno é um campo da Economia que analisa como as forças políticas e as forças de classe afetam a visão das políticas econômicas e seu resultado, mostrando os conflitos distributivos e o papel das instituições políticas e econômicas. Uma dos objetos de interesse da Economia Política é a análise teórica do crescimento e da equidade socioeconômica. Isso está muito bem analisado no presente livro, inclusive por meio da apresentação de dados do IBGE, Banco Mundial, entre outros organismos. Quem trabalha neste campo de conhecimento, sabe que a mensuração do desenvolvimento de um país ou de uma região não é fácil, porque é uma análise multisetorial, e a ponderação das distintas variáveis às vezes, é controvertida. Acerca dessa premissa, para mostrar a dinâmica de inserção da economia de Alagoas no contexto regional do Nordeste e do Brasil, o autor compara as taxas recentes de crescimento no Nordeste, enfatizando o impacto dos programas Governo Federal na região,

1 Graduado e mestre em Economia, doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia, e atualmente Diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL).


tomando como fatores relevantes, no que se refere à evolução do PIB, evolução da população, taxa de crescimento e participação do PIB per capita dos estados do Nordeste. , o autor afirma: “no caso de Alagoas, um exemplo emblemático de involução econômica, com fortes características de fortalecimento das estruturas do subdesenvolvimento, quais sejam: uma estrutura econômica muito pouco diversificada; baixa produtividade e ocupação da força do trabalho; forte heterogeneidade tecnológica em outros setores produtores; e elevada desigualdade de renda e riqueza.” Aliado a esses fatores econômicos, destaca: “baixo padrão na oferta de serviços públicos; altos índices de analfabetismo e baixo nível de escolaridade; forte concentração fundiária, que, aliada a elevada densidade demográfica, provoca distúrbios de mobilidade urbana, ocupação de solo nas cidades e baixo nível de acesso a educação própria; e, como consequência geral, a explosão de violência, urbana e rural, notadamente nos estratos inferiores da sociedade alagoana entre os jovens” (pag. 54).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com