TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Supervisão de campo

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.293 Palavras (6 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇOS SOCIAIS

GEOVANIA MARIA DE LIMA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I

 

[pic 3]

Gravatá

2014

GEOVANIA MARIA DE LIMA

 

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I

Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Serviços Sociais da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná. Produção Textual Avaliativa do 5º Semestre

Gravatá

2014

SUMÁRIO

1. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO............................................................

03

2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL..............................................................

04

3. OBJETIVO INSTITUCIONAL.......................................................................

05

4. ÂMBITO INSTITUCIONAL...........................................................................

06

5. REFERÊNCIAS............................................................................................

07

1. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

Um dos pré-requesitos para o fechamento do 5º Semestre foi exigido pelo Curso de Serviços Sociais da Unopar um Estágio Supervisionado. O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Constitui-se em um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico. (BIANCHI, 2002)

Como campo de estágio foi escolhido o Núcleo de Apoio a Família  - NASF  que é um programa de assistência a famílias de baixa renda e onde muitas se encontram em risco de vulnerabilidade. O NASF foi criado em 24 de janeiro de 2008 sob a Portaria GM de n.º 154 e foi republicada em 04 e março de 2008.

O NASF na cidade de Gravatá – PE. Nosso campo de estágio foi implantado no dia 01 de dezembro de 2010 e constou de duas unidades o NASF 1 e o NASF 2. O NASF 1 é composto de um psicólogo,  um assistente social, um profissional em Educação Física, um nutricionista e um médico ginecologista; o NASF 2 é formado por um assistente social, um fonoaudiologo e um fisioterapeuta.

Hoje os Nasfs na cidade de Gravatá tem como administradores o senhor Ivan Simões de Medeiros – Secretário de Saúde -  a senhora Rosângela Firmo de Lira – coordenadora de Atenção Básica – e a senhora Laura Izabel do Nascimento Alves – coordenadora do NASF e a senhora Paula Regina Carvalho Martiniano Lins – Secretária de Ação Social.

 

2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 

O NASF deve ser constituído por equipes compostas por profissionais que atuem em diferentes áreas de conhecimento com o objetivo de em conformidade com as Equipes de Saúde da Família – ESF possam levar saúde, educação e lazer para as famílias mais carentes, e/ou as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Vale ressaltar aqui que o Programa Núcleo de Apoio a Família  - NASF   está cadastrado no SF.

Os NASFs 1 e 2 do município de Gravatá – PE têm em média 250 famílias escritas e estão ligadas a Secretaria de Ação Social  da cidade sob a gestão da Secretária a senhora Paula Regina Carvalho Martiniano Lins e tem como coordenador o senhor Lenildo Batista de Lima. O NASF desenvolve um plano de acompanhamento sistemático as famílias inscritas, acolhendo e oferecendo atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos.

As crianças estão ligadas ao PETI, os jovens ao Programa PROJOVEM, é oferecido também cursos profissionalizantes como: confeitaria, manicure, cabelereiro, chefe de cozinha, garçons. Para os idosos tem o Programa Saúde na Praça onde um profissional em Educação Física realiza exercícios que fortalecem os idosos, tem o grupo de capoeira para a boa idade e há também sempre vários encontros onde são ministradas palestras que ajudam as pessoas da terceira idade a terem uma qualidade de vida melhor.

A missão do NASF é ofertar ações as famílias no que diz direito ao acompanhamento psico-social individualizado e/ou em grupo familiar mediante o caso a ser tratado, trata com crianças que não conseguem se desenvolver bem nos estudos e com adolescentes que também abandonam a escola, trabalhando de forma que eles voltem às salas de aula e que se capacitem para a vida profissional.

O NASF está localizado no centro da cidade de Gravatá e atende a toda região urbana e rural do município; é um polo de referência, coordenador e articulador da proteção social, responsável pela oferta de orientações e apoio especializado e continuado as famílias com direitos violados direcionando o foco das ações para a famílias na perspectiva de potencializar e fortalecer sua função protetiva.

3. OBJETIVO INSTITUCIONAL

A criação do Programa Núcleo de Apoio a Família  - NASF   teve como principal objetivo apoiar a introdução da Estratégia de Saúde da Família na rede de serviços, além de contemplar as ações da Atenção Básica, e de reforçar os serviços de atendimento as famílias mais fragilizadas (BRASIL, 2009) Para efetivar estas ações este Programa é formado por uma equipe multiprofissional de saúde que busca o aumento de atendimento aos postos de saúde e que hoje são chamados estratégias de saúde da família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (129.5 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com