TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE INTERVENCAO SOBRE CONDICIONALIDADES DO PBF

Casos: TRABALHO DE INTERVENCAO SOBRE CONDICIONALIDADES DO PBF. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/1/2015  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 5

Educação Ambiental: Conseqüências e resgate da sociedade

Projeto de Pesquisa apresentado ao Instituto de Educação Superior do Brasil – IESB, como requisito para obtenção de nota da matéria Metodologia do Trabalho Científico, do Curso Serviço Social.

Orientador: Profº de Metodologia do Trabalho Científico – Bel Dr. Gel Borges

Santa Rita de Cássia – Ba

2012

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO.......................................................................................................4

1.1 – Problematização...........................................................................................5

1.2 – Justificativa..........................................................................................................6

1.3 - Objetivos.............................................................................................................7

2- REVISÃO DE LITERATURA....................................................................................8

3-METODOLOGIA......................................................................................................10

4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................11

5 – REFERÊNCIAS....................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

Para o entendimento da temática aqui focalizada, é necessário definir alguns conceitos fundamentais, devido os grandes impactos ambientais e ecológicos ocasionados pela ocupação desordenada da sociedade no meio ambiente. Dessa forma, é necessário uma Educação Ambiental que seja aplicada de forma efetiva, visto que esse trabalho socioambiental visa apontar as conseqüências e iniciar um resgate da sociedade.

1.1 PROBLEMATIZAÇÃO

Educação Ambiental: Quais as conseqüências e como resgatar a sociedade

1.2 JUSTIFICATIVA

A Educação ambiental é realizada em diversos contextos da sociedade, no âmbito da perspectiva educativa e pode ser abordada em todas as disciplinas quando se analisa as relações entre o homem e o ambiente natural e as relações sociais. Os objetivos da educação ambiental neste sentido é a conscientização, o conhecimento, o comportamento, a competência, a capacidade de avaliação e a participação no meio global.

Os grandes desafios para os educadores ambientais são, de um lado, o resgate e o desenvolvimento de valores e comportamento (confiança, respeito mútuo, responsabilidade, compromisso, solidariedade e iniciativa) e de outro, estimular uma visão global e crítica das questões ambientais e promover um enfoque interdisciplinar que resgate a sociedade e construa saberes.

Diante das possibilidades naturais desenvolvidas pelo homem, por sua aptidão, por suas competências e pela sede de conhecimento ele pode participar e dar sua contribuição de maneira efetiva para a sociedade. Científica e filosoficamente é o que se espera de um ser racional, porém, o que realmente acompanha toda essa perspectiva de envolvimento da educação com o trabalho e o desenvolvimento. É natural que pense em Educação Ambiental com a finalidade de direito fundamental a vida num ambiente sadio e não degradado, pois, é fato que a ocupação e devastação de forma desordenada dos fatores naturais tem-se tornado uma tônica neste século atual e interferem na qualidade de vida e na sobrevivência da espécie humana.

1.3 OBJETIVOS

Geral:

Contribuir para a realização de estudos, projetos de Educação Ambiental, preparação de projetos de recuperação ambiental e resgate da sociedade.

Específicos:

- Conceituar Educação Ambiental a partir dos fundamentos bibliográficos e teóricos: histórica, social e culturalmente;

- Fazer pesquisa de campo para verificar os impactos ocasionados pela degradação da sociedade;

- Sugerir medidas preventivas de educação ambiental;

2 REVISÃO DE LITERATURA

“Todos têm o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e a coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. (“Constituição da República Federativa do Brasil – artigo 225)”.

A Lei de Crimes Ambientais é uma ferramenta de cidadania. Cabe a nós, cidadãos, exercitá-la, implementá-la, dar-lhe vida.

A relação com o meio ambiente é, até certo ponto, uma relação visceral, de sobrevivência. Da terra e de seus seres, o homem obtém seu sustento. A natureza era algo que sobrepujava, era algo externo a ele, era menos afetada por ele, Com o passar do tempo, porém, houve mudanças nas razões e nos modos de se transmitirem tais conceitos. A “mãe Terra” passou a ser vista como algo afetado e, de maneira geral, de forma desastrosa pela sociedade humana.

A sociedade tornou-se a agressora e vítima do meio ambiente. Desta nova relação desarmônica surgiu a necessidade de se proteger a natureza e tentar corrigir os erros que cometeram agredido o meio ambiente.

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com