TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Intervenção Vivencial Na Escola

Exames: Trabalho De Intervenção Vivencial Na Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 4

1. PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA

Percebendo a grande dificuldade por parte das educadoras em acompanhar as crianças ao banheiro, em determinados momentos, entendemos que as crianças precisavam entender o uso correto de cada componente desse ambiente, sua função social, o manuseio correto e sua higiene pessoal.

Em muitos momentos durante a observação, ocorreram situações de desperdício de material de higiene como papel higiênico e toalhas de papel, onde as crianças não fizeram o uso correto e utilizaram os mesmos para brincar, entupindo pias e vasos sanitários.

Outro problema é também a saída de crianças de turmas diferentes ao mesmo tempo para a utilização dos sanitários, o que contribuía para as travessuras dos pequenos que acabavam se molhando, e extraviando materiais nas suas brincadeiras incabíveis.

2. REFERÊNCIAL TEÓRICO

As crianças aprendem mais observando ações do que ouvindo ordens e regras, por isso na educação infantil é tão importante que todos nos policiemos em relação as nossas atitudes em diferentes situações do dia-a-dia. Utilizar o banheiro é uma delas. É importante que se oriente o uso correto do banheiro para que a criança possa ter essa aprendizagem na sua vida. Muitas vezes imaginamos, como profissionais de educação, que as crianças já sabem se comportar ao usar o banheiro, pois, essa é uma prática corriqueira em sua casa, fazer as suas necessidades, utilizar o papel, lavar as mãos, escovar os dentes, tudo isso parece simples, mas se começarmos a observar que as crianças muitas vezes se mostram curiosas e confusas perto de determinados objetos e situações, vamos no deparar com a realidade de que muitas dessas crianças não vivenciam essas situações em casa, e muitas nem mesmo tem banheiro em seu lar.

Partindo disso, pensamos como poderiamos educar de maneira que as crianças entendessem a necessidade de se comportar corretamente nesse ambiente, muitas vezes esquecido pelos gestores de educação.

De acordo Vygotsky (1998, p. 29), a experiência social exerce:

[...] seu papel através do processo de imitação; quando a criança imita a forma pela qual o adulto usa instrumentos e manipula objetos, ela está dominando o verdadeiro

princípio envolvido numa atividade particular. Eles sugerem que as ações quando repetidas, acumulam-se, umas sobre as outras, sobrepondo-se como numa fotografia de exposição múltipla; os traços comuns tornam-se nítidos e as diferenças tornam-se borradas.

Então, mostrar para a criança em forma de teatro, ou até simulando certas situações, pode ser muito rico em informações para a criança poder se comportar corretamente nesses momentos, inclusive quando ela tiver que fazer uso do banheiro sozinha, sem a supervisão de um adulto.

Mas por que educar para o uso correto do banheiro? Bem, a educação infantil tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança, como podemos perceber na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) – Lei nº 9394/96, em seu Título V, seção II, da Educação Infantil (p. 21):

Art. 29º – A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Entendendo que o uso do banheiro faz parte da vida e desenvolvimento humano, chegamos a conclusão de que se deve trabalhar isso na educação para a formação integral da criança.

Muitas escolas para evitar o desperdício de materiais como papel higiênico e sabonetes, que muitas vezes são extraviados pelos alunos, fazem um esquema de racionamento de materiais, onde o aluno ao pedir para a professora que precisa ir ao banheiro, a mesma lhe entrega um pedaço de papel. Mas essa não é a postura correta a ser tomada em ambiente educacional. Todos os objetos e materiais devem estar ao alcance das crianças para que ela utilize conscientemente, e essa consciência é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com