TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO EM GRUPO ESTUDOS DISCIPLINARES XII

Por:   •  11/8/2017  •  Artigo  •  1.602 Palavras (7 Páginas)  •  957 Visualizações

Página 1 de 7

        01) Após a leitura do texto, como você responderia a pergunta proposta do subtítulo? Apresente textualmente sua resposta e, em seguida, discorra textualmente o seu ponto de vista.

        Alguns países da África sofrem com a pior fome dos últimos tempos. A África é considerada um dos continentes mais pobres. As pessoas sofrem com a fome, epidemia de doenças contagiosas, com o vírus da AIDS, onde se encontra o maior índice, pragas e muitos outros problemas que a eles vêm enfrentando.

        Mesmo com os investimentos da ONU, e de outros países, a situação da África ainda é agravante para a população que cresce descontrolada.

        O continente africano apresenta o nível mais baixo de pobreza e epidemia, apesar de toda a miséria e conflitos que aflige ao caos a essa região. A maioria dos africanos são agricultores e pastores, a madeira retirada das florestas é usada apenas para combustíveis, sua mineração representa o setor mais desenvolvido em boa parte da economia e tem a maior reserva de titânio. A nação mais industrializada do continente africano é a África do Sul, que alcançou a estabilidade politica e o desenvolvimento econômico.

        A África é um continente rico em recursos naturais, mas para a maioria da população não consegue aproveitar para seu crescimento. Enquanto a outra maioria que sabe e consegue aproveitar com o apoio da colonização europeia, esses recursos foram desenvolvendo um sistema de economia exportando matéria prima para aumentar o PIB, mesmo assim ainda não conseguiram chegar ao ponto desejado. Apesar de que o continente africano ser a segunda maior economia do mundo, e também é a maior população que vive em situação de caos e miséria.

        No entanto, o desenvolvimento neste país, seja intelectual ou financeiro, só terá saída através de um povo com vontade de mudança, procurando primeiramente se dedicar aos estudos e lutar contra uma política voltada para uma minoria.

        Os habitantes deste país, quando entenderem que eles são a força, independente da cor, quando eles deixarem de ser preconceituosos e se libertarem das raízes do passado, eles deixarão de ser escravos e o país crescerá economicamente e viverão bem, muito bem, pois comerão melhor, serão bem nutridos, com força para o trabalho, terão educação como muitos países por esse mundo a fora. A tendência será de uma vida melhor e duradoura.

02) O estudo apresentado entra em contradição com outro índice que aborda o padrão de vida da população. Qual é esse índice e qual órgão é responsável por sua elaboração? Descreva textualmente tais informações e, em seguida, explique a contradição existente.

        Em maio de 2012, a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou, por meio de uma nota em seu site oficial no Brasil, o relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) sobre o recente crescimento econômico do continente africano. O Relatório investiga “porque a fome desumana permanece na região, apesar de abundantes recursos agrícolas, um clima favorável de crescimento e rápidas taxas de crescimento econômico”.

        A administradora do órgão, Helen Clark, avaliou que “impressionantes taxas de crescimento do PIB na África não foram traduzidas na erradicação da fome e da desnutrição”, e defendeu a necessidade de um “crescimento inclusivo, com políticas centradas nas pessoas e na segurança alimentar” (ONU BR, 2012; UNDP, 2012).

        O continente africano é essencialmente agrícola. As monoculturas de exportação (café, cacau, algodão, amendoim etc.) alternam-se com lavouras de subsistência - rudimentar, itinerante e extensiva - planta-se em grandes extensões de terra, que são cultivadas anos seguidos, até ocorrer o esgotamento do solo. Em seguida, busca-se outra área, em que se repete o mesmo processo. Produz-se: milhete, sorgo, mandioca, banana, feijão, pimenta, inhame e batata.

Estimulado pelo crescimento do investimento privado na região e por remessas que atingem agora USD 33 mil milhões por ano, apoiando os orçamentos das famílias, o PIB em África continuará a subir para 5,3% em 2014 e 5,5% em 2015. Fortes investimentos por parte dos governos e maiores produções nos sectores dos recursos minerais, agricultura e serviços, estão a apoiar o crescimento econômico.

        Enquanto as taxas de crescimento continuam a subir, tornando a região cada vez mais atraente para o investimento e o turismo, Africa’s Pulse chama a atenção para que a pobreza e a desigualdade se mantêm “inadmissivelmente elevadas e o ritmo da sua redução demasiado lento.” Quase um em cada dois africanos vive atualmente em pobreza extrema. Essa taxa irá cair para uma cifra entre 16% e 30% até 2030. O relatório sugere que em 2030, a maioria dos pobres do mundo serão habitantes de África.

03) (ENADE/CST RH 2012 - ADAPTADA)

        Em primeiro lugar temos que compreender que existe três importantes gestões por competência: - Conhecimentos (= saber); Habilidades (= saber fazer) e Atitudes individuais (= querer fazer). é basicamente tudo o que um cargo dentro da empresa exige do profissional. Para que o trabalho seja feito da melhor maneira possível. Dessa forma, a gestão por competência é basicamente o conjunto de ferramentas que instrumentalizam a gestão com foco no desenvolvimento das pessoas e é construído com base nas atribuições dos cargos.

        Suas características e aplicações no campo organizacional analisam as principais semelhanças e diferenças entre eles, sendo possível concluir que, mais que tecnologias independentes, a gestão de competências e a gestão de desempenho parecem complementar-se em um contexto mais amplo de gestão organizacional. Ao final, é proposta uma nova abordagem conceitual que procura considerar a relação de interdependência entre esses modelos de gestão.

04) Após a leitura do trecho acima, apresente textualmente os significados e os argumentos que fazem parte do conceito “Sustentabilidade Empresarial”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (87.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com