TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Grupo Estudos Disciplinares

Por:   •  5/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO EM GRUPO – TG[pic 1]

Aluno(s):

NOME COMPLETO         RA 12345678__

POLO

CIDADE

2016


Trabalho em Grupo (TG)

Professora: Ana Lúcia Machado da Silva

Discursiva:

Leia o texto Reinvenção:

A vida só é possível/ reinventada./ anda o sol pelas campinas/ e passeia a mão dourada/ pelas águas, pelas folhas.../ Ah! tudo bolhas/ que vêm de fundas piscinas/ de ilusionismo... – mais nada./ Mas a vida, a vida, a vida,/ a vida só é possível/ reinventada./ Vem a lua, vem, retira/ as algemas dos meus braços./ Projeto-me por espaços/ cheios da tua Figura./ Tudo mentira! Mentira/ da lua, da noite escura./ Não te encontro, não te alcanço.../ Só – no tempo equilibrada, / desprendo-me do balanço/ que além do tempo me leva./ Só – na treva,/ fico: recebida e dada./ Porque a vida, a vida, a vida,/ a vida só é possível/ reinventada. (MEIRELES, Cecília. Flor de poemas. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1972, p. 94.)

Como você interpreta a “reinvenção” da vida, proposta no refrão do poema pela autora?

Cecília Meireles, autora consagrada de expressão melancólica e sonhadora, apresenta neste poema uma consideração a respeito da vida. Consideração essa tão cabível a um filósofo quanto a um poeta da sua envergadura.

A vida, na óptica de Cecília, torna-se monótona com o curso dos dias e da vida. Essa monotonia é evidenciada pelas interjeições (“ah!”), pelas reticências repetidas ao longo do poema e pelo uso de várias anáforas (“Não te... não te...”, “pelas águas, pelas folhas...”, “só – no tempo... só – na treva”, “A vida, a vida, a vida!”).

Ora, tudo o que é rotineiro e monótono torna-se fastidioso, cansativo. E isso pede uma mudança. Na linguagem de Cecília, essa mudança adquire o nome e o meta-significado de “reinvenção”. Assim interpreto a reinvenção da vida no poema analisado: nos momentos em que a vida atinge o fastígio da monotonia e da desilusão, é preciso saber reinventá-la, saber abrir novos prismas, mudar de panorama.

Explique o sentido para a repetição do vocábulo “vida” no refrão: “Porque a vida, a vida, a vida,/ a vida só é possível/ reinventada”.

Sem dúvida alguma, a anáfora central gira entorno do vocábulo “vida”. Constitui o núcleo do poema.

O fato de a autora repetir várias vezes o vocábulo “vida” evidencia precisamente o quanto esta se tornou desprovida de ideal, de algum significado mais elevado e sublime que justifique todas as nossas ações quotidianas. A imagem do tédio, da suave e ingênua indagação se apresentam à mente do leitor que lê esse refrão: “Porque a vida, a vida, a vida...”

A autora levanta assim o problema: a vida, no fundo, que valor tem para ser vivida propriamente por nós? E responde imediatamente: “... a vida só é possível reinventada”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (94.6 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com