TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Estudos Disciplinares V

Por:   •  18/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

TRABALHO EM GRUPO – TG

Pedro Alexandre da Silva RA 1536929

Solange de Souza Pacheco Fernandes RA 1522169

Adriana Donata Vaz RA 1537413

TRABALHO EM GRUPO – TG

POLO

BERTIOGA

2016

Pedro Alexandre da Silva RA 1536929

Solange de Souza Pacheco Fernandes RA 1522169

Adriana Donata Vaz RA 1537413

TRABALHO EM GRUPO – TG

Trabalho de Estudos Disciplinares V, solicitado pelo professor Maria Rita de Oliveira, da matéria Estudos Disciplinares V.

POLO

BERTIOGA

2016

 Tema: Primeiro Dia de Aula: Teatro de Fantoche

Objetivo:

Promover a integração dos alunos na escola.

Justificativa:

O teatro de fantoches ajuda a criança a construir a sua identidade, pois, nestes jogos, ela poderá desempenhar diversos papéis sociais (personagens) e experimentar diferentes sensações e emoções.  O fantoche deixa de ser um objeto e torna-se um papel, cria vida, tem uma ação e uma identidade, os quais ela pode experimentar através do boneco. Nessas brincadeiras livres, aparentemente despretensiosas, as crianças poderão expressar seus conflitos, bem como aprenderão a conviver em harmonia, visto que, naturalmente, brincarão em grupo, e terão de combinar entre si as regras da brincadeira, além de contar com o espírito de solidariedade e cooperação.

Então, poder levar até a as crianças uma ideia diferente como o teatro de fantoches, poderá fazer com que a criança aumente o seu interesse sobre determinado assunto, porque naquele instante ela se adentrará a um mundo mágico sobre o tema passado em sala de aula, que com esta ferramenta pedagógica se tornará mais interessante de ser entendida pelos alunos.

O professor prepara com antecedência a sala de aula com o cenário de um teatro de fantoches e coloca no centro da sala um baú com fantoches. Para deixar o ambiente mais alegre, coloca a música “Superfantástico”, afim de deixar os alunos curiosos. O professor se coloca atrás do cenário esperando os alunos entrarem. A cada momento que um aluno entra, o professor dá boas vindas a ele, e a todos o outros, porém o professor não aparece, mas sim, utiliza um fantoche. Nesse momento começa o estímulo e as trocas entre professor e alunos.

Para iniciar, o professor pergunta o nome de um por um. Esse aqui é meu amigo Pauinho.Ao chegar no último aluno, o professor pergunta a todos:

 - O que será que tem nesse bau?

Após os alunos se colocarem, o professor pede para cada aluno ir o baú e escolher um fantoche e que o nome desse fantoche é o mesmo que o seu.

Nesse momento, vocês falarão comigo usando seus fantoches, fala o professor.

Paulinho: Olá pessoal, tudo bem com você? Sabe, estou com um grande problema, as aulas irão começar e eu não quero ir a escola, não gosto nada, nada...(entra na cena a Luluzinha) a fada mágica.

Luluzinha: Escutei alguém falar que não gosta de ir a escola! Quem foi?

Paulinho: Fui eu!

Luluzinha: Nossa, não tinha percebido que a sala está cheia de crianças lindas! Vou perguntar o nome de cada um de vocês. Agora que já sei o nome de todos, voces irão me ajudar. O professor falou que não gosta de ir a escola, como pode?

Paulinho: Sabe Luluzinha, queria muito aprender a gostar de estudar, a gostar de ir a escola, mas não consigo.  Você poderia me ajudar?

Luluzinha: Claro!!! Mas  terá que fazer todas as tarefas que eu mandar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com