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Por:   •  14/10/2015  •  Monografia  •  21.419 Palavras (86 Páginas)  •  1.738 Visualizações

Página 1 de 86

UNIVERSIDADE IGUAÇU[pic 1]

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICANÁLISE CLÍNICA

LUIZ EDUARDO OSS DE SÁ

A Inserção na Ordem Simbólica na Teoria Lacaniana

VITÓRIA – MAIO DE 2014

LUIZ EDUARDO OSS DE SÁ[pic 2]

A Inserção na Ordem Simbólica na Teoria Lacaniana

Monografia apresentada ao curso de pós-graduação em Psicanálise Clínica da Universidade Iguaçu.

VITÓRIA – MAIO DE 2014

SUMÁRIO[pic 3]

Resumo.........................................................................................................3

Introdução....................................................................................................5

Capítulo 1 – A linguagem na teoria lacaniana..........................................9

  1. – O estruturalismo de Saussure a Lacan.............................................9
  2. – A estrutura linguística do inconsciente..........................................13
  3. – A cura pela fala.................................................................................17

Capítulo 2 – A dialética das identificações..............................................23

2.1 – O desejo de Freud a Hegel...............................................................23

2.2 – A dialética do Eu..............................................................................27

2.3 – O grande Outro................................................................................31

2.4 – O estádio do espelho.........................................................................33

Capítulo 3 – A inserção na Ordem Simbólica.........................................36

3.1 – A crítica da alienação.......................................................................36

3.2 – Édipo: do mito à realidade..............................................................41

3.3 – O significante da falta......................................................................45

3.4 – O significante da lei e a gênese da psicose......................................47

3.5 – O percurso do desejo........................................................................52

Conclusão...................................................................................................57

Bibliografia.................................................................................................59

 

Resumo

O trabalho de conclusão de curso em questão tem por finalidade promover uma diligente elucidação do modo como o processo de socialização é ocasionado pela superação do Complexo de Édipo, de acordo com a perspectiva multidisciplinar do psicanalista francês Jacques Lacan, que visava por meio de diversos ramos do conhecimento, demonstrar como a constituição do ser social se dá pela passagem da dimensão do Imaginário para a ordem simbólica, sendo esta última mediada pela linguagem; que por sua vez, confere ao indivíduo à plena assunção de sua subjetividade.

Palavras-chave: Jacques Lacan. Complexo de Édipo. Socialização. Imaginário. Simbólico. 

Abstract

This completion work have purpose to promove a diligent elucidation how the process of socialization is caused by overcoming of the Oedipus complex, according with perspective multidisciplinary of the french psychoanalyst Jacques Lacan, who observed through various branches of knowledge , demonstrate how the constitution of social being comes by the passing the dimension of the imaginary for the symbolic order , and that last word mediated by language which gives the individual the full achievement of its subjectivity.

Keywords: Jacques Lacan. Socialization. Oedipus complex. Imaginary. Symbolic.

   

Introdução

A obra de Jacques Lacan (1901-1981) é dotada de uma opacidade ímpar, devido ao seu caráter hermético que lhe é peculiar. Sua linguagem elíptica e desconcertante inexoravelmente acaba por afugentar uma parcela majoritária dos aspirantes a leitores assíduos de seus famigerados Seminários que haviam sido outrora ministrados no Hospital Sain-Anne; e posteriormente transferidos para a Escola Normal Superior de Paris; e enfim realizados na então Faculdade de Direito de Sorbonne. Comumente, seu pensamento ainda causa tamanha perplexidade para os incipientes que se deparam com o seu complexo ensino interdisciplinar (SAFATLE, 2009).

Diferente dos demais intérpretes do freudismo, Lacan não está adstrito ao campo psicanalítico. Ora baseando-se nos fundamentos da lingüística estrutural saussuriana; ora nas concepções filosóficas do idealista alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel. Ou seja, a fim de ilustrar um determinado aspecto da teoria psicanalítica, Lacan recorreu a diversas outras áreas do saber ocidental. Entre estas ciências que compõem o seu colossal edifício teórico, é importante sublinhar a antropologia estrutural do belga Claude Lévi-Strauss, que exercera influência significativa sobre sua elaboração teorética; e que, não obstante, havia sido anteriormente influenciado pelos próprios escritos de Sigmund Freud, como ele mesmo reconhece em um de seus trabalhos:

O período de 1020-1930 foi o da difusão das teorias psicanalíticas na França. Por meio delas, aprendi que as antinomias estáticas em torno das quais nos aconselhavam a construir nossas dissertações filosóficas e mais tarde nossas lições – racional e irracional, intelectual e afetivo, lógico e pré-lógico – não eram mais que um jogo gratuito. Antes de mais nada, além do racional, existia uma categoria mais importante e mais válida, a do significante, que é a mais alta maneira de ser do racional, mas da qual os nossos professores (mais ocupados, sem dúvida, em meditar o Ensaio sobre os dados imediatos da consciência que o Curso de lingüística geral de Saussure) não pronunciavam nem mesmo o nome. Além disso, a obra de Freud me revelava que essas oposições não eram de fato, visto serem precisamente as condutas em aparência mais afetivas, as operações menos racionais, as manifestações declaradas pré-lógicas, as que são, ao mesmo tempo, as mais significativas (LÉVI-STRAUSS, 1957, p. 53).

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