TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Administrativa

Monografias: Teorias Administrativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  3.017 Palavras (13 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 13

ASSOCIAÇÃO VITORIANA DE ENSINO SUPERIOR -AVIES

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO AVANÇADA DE VITÓRIA – IESFAVI

ANDRÉ DA COSTA CARDOZO COELHO

GLEITON LEITE

KELLY ARTI DIAS

A VISÃO DA ORGANIZAÇÃO SOB A ÓTICA DAS TEORIAS ORGANIZACIONAIS: um estudo sobre as práticas de gestão da empresa.

VITÓRIA

2014

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO AVANÇADA DE VITÓRIA – IESFAVI

ANDRÉ DA COSTA CARDOZO COELHO

GLEITON LEITE

KELLY ARTI DIAS

A VISÃO DA ORGANIZAÇÃO SOB A ÓTICA DAS TEORIAS ORGANIZACIONAIS: um estudo sobre as práticas de gestão da empresa.

Trabalho apresentado à disciplina Atividades Práticas Supervisionadas, do curso de Administração como requisito de avaliação.

Orientador: Prof.ª Maria Inês.

VITÓRIA

2014

APRENDI QUE DUAS PESSOAS PODEM OLHAR EXTAMENTE A MESMA COISA E PODEM VER ALGO TOTALMENTE DIFERENTE Autor desconhecido.

1 INTRODUÇÂO

Estudar o tema Gestão é de grande importante na atualidade, esse tema tem sido abordado de varias maneiras, não só na Gestão direcionada a Administração da Organização no que diz respeito aos Gestores, mas também em áreas bem específicas como também as áreas de Humana, Ambiental, Publica, Projetos, Tecnologia, Qualidade e como assim a varias outras.

A Administração (português brasileiro) ou Gestão (português europeu) é a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar.

O termo "administração" vem do latim administratione, que significa direção, gerência. Ou seja, é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.

É uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, tendo em vista o alcance de determinados fins como maximização de lucros ou adequada prestação de serviços públicos.

Pressupõe a existência de uma instituição a ser gerida, ou seja, uma organização constituída de pessoas e recursos que se relacionem num determinado ambiente, orientadas para objetivos comuns. (Autor Desconhecido, Administração, “Trecho retirado do Wikipédia”, 16 de julho de 2003).

1.1 GESTÂO OU ADMINISTRAÇÂO

A Gestão não só esta vinculada as Lideranças, mas também fazem parte do contexto dos liderados que devem possuir os princípios sobre a mesma para agirem e poder entender seus processos de uma melhor maneira.

Manter uma Gestão de maneira correta traz benefícios para Organização e para as Empresas, entender seus processos, suas particularidades, seus objetivos, capacitam os Gestores a estipular metas, lidar com pessoas, entender processos de conservação até mesmo do meio ambiente já que na atualidade a Sustentabilidade é uma necessidade reconhecida e necessária, projetar e introduzir inovação, em sumo o Tema Gestão deve ser estudado com grande entusiasmo já que o mesmo faz parte do Passado de acertos e erros que podem ser usados como referencia, no presente para lidarmos com as diversas e inusitadas situações do dia-a-dia e da projeção para o futuro bem planejado e melhor.

2 OBJETIVO

Verificar as teorias administrativas que se adaptam a Gestão da UNIMED DO BRASIL.

3 JUSTIFICATIVA

Justifica-se o estudo sobre a Gestão e a visão da Organização sobre a ótica das Teorias Organizacionais, o estudo esta relacionado às práticas de Gestão da Empresa ou Organização.

4 ESTRUTURA

4.1 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

O nome Administração Científica é devido a tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração a fim de aumentar a eficiência industrial. A Escola da Administração Cientifica foi iniciada no começo do século passado pelo engenheiro americano Frederick w. Taylor que teve inúmeros seguidores como Gantt, Gilbreth, Emerson, Ford, Barth entre outros e provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial da sua época.

• 1º Período de Taylor

Corresponde a época da publicação de seu livro Shop Management (1903), sobre as técnicas de racionalização do trabalho do operário, por meio do estudo dos Tempos e Movimentos. Taylor observou que o operário mais produtivo percebia que recebia a mesma remuneração que o operário com baixa produção o mesmo se acomodava, perdendo o interesse e não produzia mais de acordo com sua capacidade.

• 2º Período de Taylor

Corresponde a publicação do seu livro The Principle of Scientific Management (1911), quando concluiu que a racionalização do trabalho operário deveria ser acompanhada de uma estruturação geral para tornar coerente a aplicação dos seus princípios na empresa como um todo.

Organização Racional do Trabalho

Taylor observou que os operários aprendiam a executar suas tarefas observando o companheiro vizinho, notando assim que existiam varias métodos de executar uma mesma tarefa. Nessa tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos recebeu o nome de ORT.

A ORT se fundamenta nos seguintes aspectos:

Analise do trabalho e do estudo dos tempos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com