TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Crítico: Capitalismo

Por:   •  27/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

O breve texto irá abordar uma crítica ao capitalismo contemporâneo, bem como suas consequências negativas na sociedade como um todo.

Capitalismo, impossível colocar o assunto em pauta sem falar em desigualdade. Um sistema classista cujo um dos principais objetivos é favorecer a classe burguesa, um sistema onde não há controle na produção, onde o papel do Estado é intervir para legitimar o domínio de uma classe sobre a outra. No antigo regime, o senhor feudal lucrava com os seus servos, cobrando altos impostos a tudo o que faziam com o objetivo de se favorecerem e consolidar seu poder sobre a classe inferior, com o capitalismo não é diferente, é por meio da concorrência e exploração do trabalhador que a lógica capitalista sempre foi a da acumulação de renda.

O capitalismo, no decorrer dos séculos, sofreu várias mudanças de fase, sempre passando por crises e se qualificando. Atualmente esse sistema global busca ainda mais aprimoramento, por ser o melhor sistema já inventado pelo ser humano, para alguns, pois a liberdade do capital leva ao acúmulo, e o acúmulo gera desigualdade, característica que perpetua e sempre perpetuou na humanidade.

Esse sistema econômico veio transformando os seres humanos em consumidores alienados, trabalhadores escravos de suas próprias dívidas incessantes, transformando o consumismo em uma cultura, influenciando ainda mais o mundo ao individualismo e ao antagonismo de classes. Fato este que deve ser repensado e reformulado, pois se faz necessário que a classe hegemonizada tome consciência da sua inferioridade ideológica e passe a analisar criticamente e revolucionar sua situação no mundo atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com