TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto de opiniao sobre o racismo

Por:   •  30/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  44.918 Visualizações

Texto de opinião

Vou desenvolver o tema do racismo pois no livro que li, Vai e põe uma sentinela, de Harper Lee, fala sobre questões raciais, principalmente as na América do Sul durante a década de 50.

Todos sabemos que existem no mundo grandes diferenças entre as  pessoas e que, por estupidez e ignorância, cria-se o preconceito, que gera muitos conflitos e desentendimentos, afetando muita gente.

O racismo é uma das manifestações sociais mais cruéis, de modo que por muitos anos matou, reprimiu e discriminou-se um grupo de pessoas em por causa da “superioridade” de uma raça em relação a outra. O maior exemplo disso foi a escravidão, que aconteceu em vários países.

O facto é que ações racistas ainda matam, discriminam e excluem indivíduos devido às suas características físicas ou etnias. Estes povos foram usados como mão-de-obra barata, muitas vezes massacrados de forma brutal pelos seus “donos”, como se intitulavam as pessoas que os compravam. 

É inegável que o racismo seja uma violação dos direitos humanos, e, portanto deve ser combatido como tal. Não pode haver indiferença sobre este assunto.

O combate ao racismo, ao preconceito e discriminação é complexo, mas, pequenas ações podem ajudar. Cada pessoa pode fazer a sua parte, acabando com qualquer tipo de discriminação que existe, com qualquer tipo de preconceito que sente, percebendo que todos nós somos iguais, independente de raça, idade, condição social ou opção sexual. Esse é o primeiro passo para que cada um respeite os direitos dos outros.

246 Palavras

Mónica Fernandes, nº20, 12C

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com