TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo de opinião sobre o texto “Teleco, o Coelhinho”

Por:   •  3/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 3

Artigo de opinião sobre o texto “Teleco, o Coelhinho”

Na atualidade em que vivemos ocorre muito uma animalização das pessoas, ou seja, as pessoas estão transformando seu modo de ser, “de humano” para “desumano”. No texto “Teleco, o Coelhinho” retratamos esse assunto de uma forma mais formal, e um pouco menos objetiva, fazendo com nos levemos a pensar, refletir, e julgar o que pensamos sobre esse tema, com o intuito de compreendermos e termos uma melhor ideia, opinião, sobre esse problema ocasionado pela sociedade em que vivemos.

        Na história podemos perceber que o autor foca a retratação do assunto sobre o Teleco, mas no início da história há um certo ato de desumanização ocorrida pelo narrador, ela acontece quando Teleco aparece lhe pedindo um cigarro, mas o narrador está apreciando a vista do mar e não dá bola, pela voz do coelhinho, ele supõe que se trata de uma criança, mas mesmo assim o despreza e ameaça chamar a polícia, sem ofertar nenhuma ajuda pelo fato de uma criança estar pedindo um cigarro.

        As fases de personalidades do coelhinho na história podem ser comparadas a uma vida humana, pois no início Teleco é retratado como um ser inocente e ingênuo, uma criança, e depois vem os desejos de crescer, de se tornar homem. No começo as transformações de Teleco são feitas na intenção de agradar, transformando num cavalo pela manhã para galopar com as crianças, e caminhando a tarde, guiando pessoas mais idosas, com vizinhos, ele nunca simpatizou bem, agiotas (pessoas más), se transformando em leões, tigres, muito mais na intenção de se divertir, do que amedrontar os vizinhos.

         Um dia, ao chegar em casa o narrador encontra uma mulher e um canguru(Teleco) na sua casa, e Teleco diz que dali para frente ele iria agir como homem, e seu nome era Antônio Barbosa, noutro dia, o narrador chega em casa e vê o canguru e a mulher numa dança obscena, já com um certo desprezo do que aquele ingênuo coelho haveria de ter se transformado, ele o expulsa junto com a mulher, então Tereza diz que vai transformar Teleco num homem importante.

Podemos perceber também que Teleco não é um ser que tenha uma boa comunicação, pois ele também se comunicava verbalmente com suas transformações, podemos citar exemplos quando ele volta para casa, depois de ser expulso pelo narrador em forma de cachorro querendo passar a ideia, “o cão é o melhor amigo do homem”, e o autor pergunta por Tereza, a mulher que tinha sido expulsa junto com o ele, então transforma-se num pavão, considerado como uma das aves mais belas, de penas encantadoras, o que nos remete à beleza de Teresa. Em seguida transforma-se numa cascavel de guizos “chacoalhantes”, remetendo-nos à ideia de que Teleco poderia ter sido seduzido e traído por Teresa, pois, biblicamente falando, a cobra está relacionada à sedução, perfídia e deslealdade.

Logo depois Teleco não consegue mais se controlar, pois percebe que a natureza é cruel, traidora, mesmo ele tendo o poder de transformar não pode se desvincular da natureza humana, se transformando num carneiro, dessa vez mostrando como ele era puro, ingênuo, frágil e depois transformando-se numa criança encardida, sem dentes, morta. Isso nos mostra novamente a imperfeição humana, e a desigualdade que atinge a todos.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com