TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Dissertativa Referente ao Texto: “Para sustentar a opinião”

Por:   •  16/8/2022  •  Dissertação  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]              [pic 2]

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – IFFluminense

Campus: Campos Centro

Curso Superior: Licenciatura em Educação Física

Docente: Prof.ª Dra. Érica Luciana de Souza Silva

Componente Curricular: Oficina de Leitura e Produção Textual II

Licenciando: Márcio Bastos de Souza

Atividade Proposta: Atividade dissertativa referente ao texto: “Para sustentar a opinião

Questão 1.

Respostas:

letra a) - A questão tem relação com o progresso da tramitação do projeto de lei sobre as supostas fake news e baliza a ponderação sobre a responsabilização ou não das redes sociais pelas fake news.

letra b) – Em tese sim, não obstante as várias ressalvas quanto à capacidade técnica de cada um deles, um é parlamentar e autor do referido PL e o outro é jornalista e professor da USP.

Questão 2.

Respostas:

letra a) – O senador concebe o poder como sendo econômico acima dos demais; Já o segundo (jornalista) entende o poder como sendo a viabilidade que as plataformas posuem de conservarem os dados da população em demasia.

letra b) – Na teoria o autor defende que as redes sociais seriam os grandes condutores das supostas fake news, tendo em vista, segundo ele, a falta de disposição que estas têm em averiguar a veracidade de cada informação que por ali circula, sempre visando o lucro já que, segundo ele, as “desinformações” são bem mais curtidas e visualizadas.

letra c) – A primeira razão é que as plataformas receberiam um excesso de poder; a segunda razão é que, por conta do excesso de dados que estas possuem, a privacidade dos usuários estaria comprometida; e por fim ele atesta que haveria um deslocamento dos usuários para outras plataformas que não estivessem sofrendo esta “censura” do Estado.

Questão 3.

Respostas:

letra a) – A premissa maior é que as redes sociais se baseiam no engajamento e este é o que fortalece financeiramente as plataformas, tornando os seus donos bilionários; a menor é que há nitidamente um maior interesse nos conteúdos agressivos e radicais; e a conclusão que o senador chega é que as plataformas não consideram relevante promover o impedimento deste conteúdo pois estariam lucrando mais financeiramente com estes.

letra b) – Com silogismos a argumentação se fortalece, prejudicando a sua contestação.

Questão 4.

Resposta: O primeiro artigo apresenta como causa a lucratividade com o consequente enriquecimento das plataformas devido ao alto índice de engajamento e que a solução seria responsabilizar as plataformas pela fiscalização dos conteúdos que ali circulam, impondo sanções na falta desta. O segundo artigo apresenta como causa a existência de um financiamento oculto na propagação destas supostas fake news o que exigiria uma contínua regulamentação de controle, e que a solução seria incentivar os órgãos de imprensa no combate às mentiras, o que acarretaria como consequência a dissolução do poder centralizador que as plataformas possuem das informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (182.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com