TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de planejamento

Tese: Tipos de planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Tese  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 5

O planejamento e a base de qualquer instituição, se tornando uma diretriz e formando missão, visão, valores e todos os outros pontos da organização, indo da ideia propriamente dita e tendo um acompanhamento total durante o processo, cada feedback é seriamente acompanhando para saber se o planejamento esta correto ou precisa de ajuste. Conforme foi descrito por estudiosos como Chiavenatto e outros, o planejamento é o inicio e a diretriz de qualquer organização, ele visa criar a identificação e a forma a qual a empresa trabalharam e será vista pela outras organizações, colaboradores e pelos clientes. O planejamento utiliza uma prospecção do futuro, sabendo da onde veio e para onde quer chegar, analisando todas as dificuldades e caminhos para o objetivo. Um planejamento e feito de uma visão ampla sobre o comerço da organização, administração atual, tecnologia, concorrências e previsões futuras através de estudos, esta atendo a tudo que acontece ao seu redor, visando o futuro e mantendo o atual sobre vistoria e compromissada. O empreendedor vê a oportunidade onde outros não veem, montando o planejamento e seguindo por metas a concretização dos objetivos, sabendo exatamente quais caminhos seguir.

Existem três tipos de planejamento, o estrategico, o tático e o operacional, a seguir vamos conhecer um pouco mais de cada um desses planejamentos.

Planejamento Estratégico: abrange a executivos, dirigentes, empreendedores etc, que normalmente são idealizadores, visionários e conhecem os caminhos necessários para a estruturar, concretizar e manter sua idealização através dos seus planos e estudos estratégicos. Atua com uma visão mais ampla, analisando não só a atuação interna (minimizando erros e planejando para os trabalhos serem mais eficientes e eficazes dentro da organização) como também a externa (influenciando, evidenciando e elevando a marca no mercado), são planejamentos a longo prazo com meios justificáveis e acompanhados, tendo um propósito de influenciar e conquistar o lado externo e interno da organização. O Planejamento estrategico é o primeiro passo da organização, juntando da onde veio e para onde quer ir, através deste planejamento conseguimos entender o rumo em que a organização quer seguir.

Planejamento Tático: é uma extensão do planejamento estrategico, ele desenvolvera o que foi definido para o operacional, introduzindo, gerindo e mantendo o planejado em harmonia, para que consiga alcançar os objetivos conforme a diretriz que planejaram. Ele determina aonde cada setor seguira e de qual maneira conforme o que foi definido, visando dar condições apartar das metas e formas definidas, tendo supervisão, correção e gerando feedback com os resultados que devem ser alcançados, tendo base o planejamento estrategico e as questões internas da organização.

Planejamento Operacional:

É uma função gerencial, de acordo com a concepção de Fayol, que especifica que recursos devem estar disponíveis para cada produto e fornece os cronogramas, e as principais decisões a seu respeito são inerentes à atividade de administrar de cada um dos chefes de unidades organizacionais. O termo original empregado por Fayol foi prévoyance,que significa literalmente a capacidade de prever o que deve ocorrer. Fayol incluía nessa função gerencial não só a capacidade de prever, como a de agir no sentido de influenciar estas previsões.

Ele pode ser um planejamento anual, bimestral, ou com horizonte de doze meses, com detalhamento semanal, mensal ou trimestral. É ele quem especifica, com a precisão praticável, que recursos devem estar disponíveis para cada produto e serviço e fornece o cronograma mais ou menos preciso. Os diversos planejamentos operacionais devem estar coerentes entre si e com o planejamento estratégico da empresa. Nos planejamentos operacionais, dá-se muita ênfase à eficiência, à qual esse planejamento está intimamente vinculado, fatos este mencionados por Lacombe.

Chiavenatto ao falar em plano operacional cita primeiramente em como fazer e o que fazer deixando explicita que este se trata da missão do chão de fabrica suas tarefas são operacionalizadas e por isso ajuda a maximização dos resultados sendo este executado pelos “operários” da empresa com eficiência e otimização, refere-se a cada tarefa ou atividade em particular. Ele é projetado para o curto prazo. Pode estar relacionado com métodos (procedimentos), dinheiro (orçamento), tempo (programas) ou comportamentos (regulamentos).

Conclusão

O grupo ao estudar e analisar o conteúdo percebe que mesmo com exemplos ou linguagem diferentes os autores estudados assim como os artigos propostos vêem a necessidade da elaboração de um planejamento para o bom desempenho de uma instituição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com