TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual 5º Semestre

Artigo: Trabalho Individual 5º Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  9.634 Palavras (39 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 39

3. UNIDADESEQUIVALENTES DE PRODUÇÃO

O Conceito de unidades equivalentes está diretamente ligado ao conceito de produtos em processo. As unidades que estão acabadas serão, por razões óbvias, consideradas produtos em estoque. Contudo, existem ainda as unidades que estão em processo de manufatura ( produtos em processo ). Nesse caso, deverão ser consideradas unidades equivalentes. Sendo assim, o estoque será composto pelos produtos acabados mais aquelas unidades em processo, tidas como equivalentes, dependendo do seu estágio de acabamento.

Segundo, Martins (2003, p.156), um artifício para se poder calcular o custo médio por unidade quando existem produtos em elaboração nos finais de cada período; significa o número de unidades que seriam totalmente iniciadas e acabadas se todo um certo custo fosse aplicada só a elas, ao invés de ter sido usada para começar e terminar umas e apenas elaborar parcialmente outras.

4. FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A fixação do preço de venda deve refletir os objetivos e estratégias determinados pela empresa, que, por sua vez, se orienta pelo mercado para estabelece-lo, buscando, no entanto, um valor que permita, no longo prazo, o maior lucro possível, possibilite atender as vendas desejadas àquele preço, permita a otimização da capacidade produtiva e do capital investido.

Considerando-se a influenciade determinados fatores na fixação do preço de vendas, como qualidade, demanda, mercado, tecnologia, poder de compra do consumidor, capacidade de produção, custos de fabricação etc., o cálculo do preço de vendas deve ser fundamentado no custo do produto e pode ser representado pela expressão.

4.1 COM BASE NOS CUSTOS

Uma das importantes perspectivas da contabilidade gerencial é o auxilio as corretas decisões sobre a elaboração do preço de venda ideal das empresas. Dentre os métodos de formação de preços, destaca-se a baseada nos custos dos produtos, mercadorias ou serviços. Ou seja, o ponto de partida, inicialmente é correta apuração dos custos para, na seqüência, os gestores conseguirem calcular aatribuir o correto preço de venda.

4.2 COM BASE NO MERCADO

Para as empresas obterem vantagem competitiva, nem sempre formar preços com base na margem de lucro esperada e dos custos e despesas envolvidas no processo produtivo dos bens ou consecução dos serviços são suficientes. Além dessas informações, a formação do preço de venda envolve o ambiente e mercado onde a organização está inserida.

Formar preços baseados no mercado direciona a necessidade das empresas em obterem conhecimentos sobre seus concorrentes, estratégias de marketing adotadas, elasticidade da demanda dos produtos ou serviços, bem como a média de preço de determinado bem junto ao ambiente externo ( tudo que ocorre fora da empresa ).

Padoveze (2000, p.311) afirma que “ a teoria econômica indica que quem faz o preço de venda dos produtos é o mercado, basicamente através da oferta e procura, fazendo as devidas considerações para situações de monopólio”. Ou seja, pela afirmação, nem sempre calcular preços depende única e exclusivamente dos custos, mas de uma completa análise do ambiente no qual a empresa está inserida.

5. ANÁLISE CUSTO/VOLUME/LUCRO

Entende-se que por meio da analise conjugada do custo e do volume de produção, em ralação à margem de lucro desejada, é possível projetar resultados em diversos níveis de produção e vendas, assim como realizar uma analise mais apurada do impacto sobre esses resultados quando das modificações no preço ou nos custos da empresa.

Essa analise está focada, especialmente, nos custos variáveis e possibilita à empresa estabelecer a quantidade mínima de produção e vendas para se manter em equilíbrio. Está ainda diretamente relacionada à margem de contribuição unitária, bem como à razão de contribuição dos produtos fabricados pela empresa. Sendo assim, pode ser obtida pelo preço de venda menos os custos e despesas variáveis do produto, e sua razão à margem de contribuição dividida pelo preço do produto.

5.1 MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO

A margem de contribuição é o montante que resta do preço de venda de um produto depois da dedução de seus custos e despesas variáveis. Representa a parcela excedente dos custos e dasdespesas gerados pelos produtos. A empresa só começa a ter lucro quando a margem de contribuição dos produtos vendidos supera os custos e despesas fixos do exercício. Assim essa margem pode ser entendida como a contribuição dos produtos à cobertura dos custos e despesas fixos e ao lucro.

Por meio da analise conjugada do custo e do volume de produção, em relação a margem de lucro desejada, é possível projetar resultados em diversos níveis de produção e vendas, assim como realizar uma analise mais apurada do impacto sobre esses resultados quando das modificações no preço ou nos custos da empresa.

Essa análise está focada, especialmente, nos custos variáveis e possibilita a empresa estabelecer a quantidade mínima de produção e vendas para se manter em equilíbrio. Esta ainda diretamente relacionada à margem de contribuição unitária, bem como a razão de contribuição dos produtos fabricados pela empresa. Sendo assim, pode ser obtida pelo preço de venda menos os custos e despesas variáveis do produto, e sua razão à margem de contribuição dividida pelo preço do produto.

Martins( 2001) define a margem de contribuição como a diferença( subtração entre a receita e o custo variável da empresa em determinado período e quando foca a questão unitária afirma que “ é o valor que cada unidade efetivamente traz à empresa de sobra entre sua receita e o custo que de fato provocou e lhe pode ser imputado sem erro” ( MARTINS, 2001, p.195 ) .

5.2 PONTO DE EQUILIBRIO

O ponto de equilíbrio equivale ao lucro variável. É a diferença entre o preço de venda unitário do produto e os custos e despesas variáveis por unidade do produto. Isto significa que, em cada unidade vendida, a empresa terá um determinado valor de lucro. Multiplicado pelo total das vendas, teremos a contribuição marginal total do produto para o lucro da empresa. Em outras palavras, Ponto de Equilíbrio significa o faturamento mínimo que a empresa tem que atingir para que não tenha prejuízo, mas que também não estará conquistando lucro neste ponto.

Ponto de Equilíbrio é um dos indicadores contábeis que informa ao executivo o volume necessário de vendas, no período

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com