TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho individual

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.019 Palavras (9 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA-POLO IÚNA

FABIANA MOREIRA DE SENNA

FERNANDA DA SILVA PEREIRA

LENITA SILVA MARTINS MORENO

LINDAMAR APARECIDA MENDES

RAIANE BRAGA MELO

EVASÃO ESCOLAR

IÚNA – ES

2015

FABIANA MOREIRA DE SENNA

FERNANDA DA SILVA PEREIRA

LENITA SILVA MARTINS MORENO

LINDAMAR APARECIDA MENDES

RAIANE BRAGA MELO

EVASÃO ESCOLAR

Exercício de Pesquisa para obtenção de nota na disciplina de Pesquisa Extensão e Prática Pedagógica I, ministrada pela Professora Mariangela Lima de Almeida

IÚNA – ES

2015

RESUMO

O problema da evasão escolar, atinge grande parte das escolas brasileiras, e são variadas as causas que levam o aluno a abandonar os estudos, dentre elas os motivos são variados: condições socioeconômicas, culturais, geográficas e a baixa qualidade de ensino das escolas e questões referentes aos encaminhamentos didáticos pedagógicos, dentre os motivos e causas citados, vários alunos abandonam os estudos para trabalhar e ajudar na renda familiar, outros desanimam por falta de incentivos dos pais ou responsáveis, professores desmotivados e sem preparação assumem as salas de aula, levando assim o aluno a não se interessar pelos estudos. Percebe-se essa realidade ao analisar os dados coletados em uma entrevista com um gestor educacional numa escola situado no município de Iúna-ES, onde a evasão está presente e dentre as causas estão as mencionadas acima. Muito se tem feito para erradicar essa questão, mais infelizmente os resultados ainda não são satisfatórios, pois vivencia-se uma educação que caminha a passos lentos e muito precisa ser feito para mudar.

Sumário

Resumo3

Sumário4

Introdução5

Cronograma6

Desenvolvimento7

Conclusão11

Referências Bibliográficas12

Anexos13

INTRODUÇÃO

Evasão escolar, um tema preocupante na educação brasileira, o Brasil enfrenta uma grave crise em relação a educação, principalmente nos municípios onde a desigualdade social é elavada. É grande o número de alunos que abandonam os estudos antes de concluir determinada série, são vários os motivos que levam o aluno a deixar de frequentar a escola, dentre eles a necessidade de entrar no mercado de trabalho, a falta de interesse pela escola, dificuldades de aprendizado que podem acontecer no percurso escolar, professores desmotivados assumem as salas de aula, deficiências no transporte escolar, falta de incentivo dos pais, mudanças de endereço e outros. Para serem minimizados, alguns desses problemas dependem de ações do poder público, sendo um dos problemas que vem sendo debatido ao longo da história da educação, não só pelos órgãos governamentais mas também pelo meio acadêmico, mas que infelizmente se acentua até os dias atuais.

         A legislação brasileira determina a responsabilidade da família e do Estado no dever de orientar a criança em seu percurso sócio educacional. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação-LDB (1997:2), é bastante clara a esse respeito.

Art. 2º. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Ao considerar o Art. 2º. Da LDB, será que a família está cumprindo o seu dever de educar seus filhos e o Estado está contribuindo para a permanência dos mesmos na escola?

CRONOGRAMA

Cronograma das atividades de pesquisa

Data

Local

Atividade Desenvolvida

24/04/15

Polo de apoio Iúna

Encontro do grupo para elaboração das perguntas

28/04/15

Internet

Post do roteiro de entrevista no Fórum de acompanhamento

30/04/15

EMEF Deolinda Amorim de Oliveira

Realização da entrevista com o diretor André Luiz Ferreira

04/05/15

Polo de apoio Iúna

Encontro do grupo para discussão dos autores de referência

07/05/15

Polo de apoio Iúna

Encontro do grupo para organização e conclusão do trabalho

19/05/15

Polo de apoio Iúna

Apresentação do trabalho para colegas e tutora presencial

DESENVOLVIMENTO

O problema da evasão escolar como já foi citado pode ser observado em todo o Brasil, aqui no nosso município muito das vezes vem acontecendo com frequência tomamos como base para discutirmos o assunto uma entrevista realizada com o diretor André Luiz Ferreira, que atua como gestor escolar há quatro anos e dois meses na instituição EMEF Deolinda Amorim de Oliveira, localizada no município de Iúna, no interior do Espírito Santo.

  1. Há quanto tempo você atua como gestor escolar?

Exerço as atividades de gestão há quatro anos e dois meses.

  1. Durante esse período como gestor escolar, como tem visto a evasão escolar?

A evasão escolar é uma situação preocupante e uma realidade em todo o Brasil. Ao longo do tempo na gestão, percebo uma falta de interesse muito grande por parte dos alunos, falta de perspectivas de vida melhor no futuro, isso vem acompanhado através de uma infraestrutura familiar, principalmente quando os responsáveis (muitos não moram com os pais e sim com o pai, a mãe e/ou tios ou avós), não tem mais controle sobre a educação familiar desse aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (203.9 Kb)   docx (42.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com