TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM SIMULADOR E SUA IMPORTÂNCIA NA MELHORIA DOS LÍDERES

Tese: UM SIMULADOR E SUA IMPORTÂNCIA NA MELHORIA DOS LÍDERES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  Tese  •  6.722 Palavras (27 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 27

COACHING E A SUA IMPORTÂNCIA NO APERFEIÇOAMENTO DE LIDERES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO REALIZADO COM A COACH KÁTIA MARCOS GOMES. Denise Cristina Durello Banachi ¹; Thiago Nunes Bazoli² RESUMO O presente artigo tem a importância de se fazer uma análise através de um estudo exploratório, com a Coach Kátia Marcos Gomes, residente na cidade de Londrina, visando obter informações sobre a atuação em Coaching. Tem-se como objetivo conceituar gestão de pessoas; qual a sua importância nas empresas; mostrar como a liderança e o coaching estão interligados; exemplificar o conceito de coaching; como esse nome chegou às empresas; a origem do coaching; por que é importante que os líderes tenham um acompanhamento de um profissional, como o Coach entre outros. Com relação à pesquisa através de uma entrevista realizada com um profissional, busca-se, na visão da Coach, conceituar coaching; qual é o seu papel nas empresas; vantagens da empresa ou o líder acordar com um profissional da área; como ela começou na carreira; todo o processo que se utiliza nas reuniões com os clientes, buscando sempre uma satisfação dos líderes. Para a realização do trabalho foram utilizadas pesquisas bibliográficas, textos em sites e pesquisa de campo. Através da aplicação de questionário com a Coach, na cidade de Londrina. Palavras-chaves: Coach, coaching, gestão de pessoas, liderança.

ABSTRACT The present article is important to do an analysis through an explorative study, with the Coach Kátia Marcos Gomes, who is resident in Londrina’s city, intending to get information about the role of Coaching. It isaimed to conceptualize people management, its importance in enterprises; shows how the leadership and coaching are interconnected; exemplify the concept of a coaching; how this name came to the companies; the origin of coaching; the reason for the leaders have an accompaniment of a professional, as a coach or others. Concerning the search through an interview with a professional, it’s looked up, in the coach’s vision, conceptualize coaching; its role in the enterprises; the advantages for the company or for the leaders of agreement with a professional; how he/she started in the career; the whole process that is used in the meetings with clients, always aiming the leader’s satisfaction. To realize this paper, it were used library researches, texts from web sites and another researches. Everything that were mentioned, were done through a questionnaire realized with a coach who acts in Londrina’s city. Keywords: Coach, coaching, people management, leadership.

_______________ ¹Aluna do curso de Pós Graduação MBA Gestão de Pessoas pelo Instituto de Ensino Superior de Londrina

(INESUL) e formada em Administração de Empresas pela mesma Instituição.

²

Doutorando em Administração (Universidad de la Empresa – UDE/Uruguay). Mestre em Organizações e Desenvolvimento pela FAE – Centro Universitario Franciscano do Paraná. Professor de Gestão do Terceiro Setor e de Administração Financeira da Universidade Estadual de Londrina – UEL; do Instituto de Ensino Superior de Londrina – INESUL; e da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. E-mail: tbazoli@sercomtel.com.br

2INTRODUÇÃO

As relações de trabalho passaram por diversas mudanças significativas nos últimos anos no Brasil, como em todo mundo, o que refletiu diretamente na atividade realizada pela área de Recursos Humanos que passou de uma atividade meramente burocrática e de controle para uma atividade estratégica, responsável por ajudar a empresa a atrair, manter e desenvolver as pessoas (talento humano) que compõem o seu negócio ou os talentos humanos. Na última década, enquanto o mundo intensificou o movimento de globalização e se tornou mais competitivo através de um sofisticado desenvolvimento tecnológico, as empresas responderam com a reengenharia como ferramenta de transformação dos processos e de eliminação de toda burocracia improdutiva, com a terceirização e com a redução de níveis hierárquicos e enxugamento dos quadros de funcionários ("downsizing"). O aumento de competitividade que as empresas experimentaram aproximou bastante a realidade destas, daquela encontrada em equipes esportivas de alto rendimento, cujo ambiente sempre foi de alta competitividade interna e externa. O que parece trazer maiores contribuições para a analogia com o esporte é a área de gestão de pessoas. Como estamos na era do Conhecimento, onde o desenvolvimento do capital humano é um fator de grande relevância, portando as empresas tem que fazer com que isso torne a fonte de "vantagem competitiva", se adequando as mudanças do ambiente externo que há no mercado. Segundo Fischer (1998), a principal tarefa do modelo competitivo de gestão de pessoas é desenvolver e estimular as competências humanasnecessárias para que as competências organizacionais da empresa se viabilizem. Esta tarefa faz as empresas e as pessoas despertar o autodesenvolvimento e estimular as competências, a fim de que elas tenham seus objetivos alcançados. Aproveitando do presente momento vivido pela área de gestão de pessoas, uma nova terminologia vem sendo utilizado com freqüência por aqueles que estudam e praticam a Gestão de Pessoas nas organizações. Um conceito administrativo pós-moderno que parece ser de extrema utilidade para instrumentalizar e tornar cada vez mais efetivos os gestores no seu papel de gerenciar e liderar equipes é o "coaching". Curiosamente, a origem do "coaching" administrativo foi o esporte. Chiavenato (2002) conta que os primeiros preparadores técnicos esportivos surgiram na

3

Grécia, na época e por influência de Sócrates (470 a.C. - 399 a.C.). A esses preparadores dava-se o nome de "coaches", no singular, "coach". Hoje em dia, as principais áreas de atuação do coaching são: Profissional (negócios, carreira, executivo) e Pessoal (vida, esportes saúde, relacionamentos, finanças entre outros). Ao mesmo tempo em que o processo começa ganhar força no Brasil em outros países desenvolvidos o tema já faz parte da rotina de muitas empresas.

1

REFERENCIAL TEÓRICO

O objetivo do referencial teórico é apresentar uma fundamentação teórica necessária à evolução do trabalho através da síntese da literatura relacionada com os diversos aspectos do problema organizado pelos autores, incluindo também pensamentos desses autores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.9 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com