TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade de Aprendizagem: Universidade e Ciência

Por:   •  16/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  865 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância 1 (AD1)

Nome do aluno:

Unidade de Aprendizagem: Universidade e Ciência

Curso:

Professor: Alexandre de Medeiros Motta

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas via ferramenta Professor no Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
  • Envie a atividade no prazo previsto no cronograma.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade (AD) via ferramenta avaliação no EVA.
  • O assunto desta AD corresponde aos capítulos 1 a 3 do livro didático.

Questão 1

Para entender a trajetória da Universidade, como instituição, contextualizamos durante nosso estudo os momentos históricos que marcaram a sua formação, desde a antiguidade ocidental. Assim, estudamos as principais etapas históricas que localizam a universidade no tempo, em especial no Brasil.

Com base nesse comentário e no texto apresentado no livro didático, aponte e argumente um dos efeitos da Reforma Universitária de 1968, por meio da Lei n. 5540, para o ensino superior brasileiro. (3,0 pontos).

Questão 2:

Leia o resumo do artigo que corresponde à pesquisa realizada por Graciana Duarte e outros, publicado na Revista de Saúde Pública, e depois responda as questões a seguir.

Aborto e legislação: opinião de magistrados e promotores de justiça brasileiros

OBJETIVO: Analisar opiniões de juízes e promotores de justiça sobre a legislação brasileira e as circunstâncias em que o aborto induzido deveria ser permitido. MÉTODOS: Estudo realizado com 1.493 juízes e 2.614 promotores no Brasil entre 2005 e 2006. Os participantes preencheram um questionário estruturado sobre as características sóciodemográficas, opiniões acerca da legislação que trata do aborto e circunstâncias para permiti-lo. Realizaram-se análises bivariada e multivariada por regressão de Poisson. RESULTADOS: A maioria (78%) dos participantes opinou que as circunstâncias nas quais não se pune o aborto deveriam ser ampliadas, ou mesmo que o aborto não deveria ser considerado crime. As maiores proporções de opiniões favoráveis a que o aborto seja permitido referiram-se a risco para a vida da gestante (84%), anencefalia (83%), malformação congênita grave (82%) e gravidez resultante de estupro (82%). As variáveis relativas à religião foram as mais frequentemente associadas a essas opiniões. CONCLUSÕES: Observou-se uma tendência a considerar a necessidade de mudanças na atual legislação brasileira no sentido de ampliar as circunstâncias nas quais não se pune o aborto e até deixar de considerá-lo como um crime, independentemente da circunstância em que é praticado.

Fonte: DUARTE, Graciana Alves et al. Aborto e legislação: opinião de magistrados e promotores de justiça brasileiros. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 44, n. 3, jun.  2010. Disponível em:

Acesso em:  25 abr. 2011

a) Que técnica de pesquisa foi utilizada pelos pesquisadores para coletar os dados? Justifique sua resposta com base no contexto da pesquisa e nos ensinamentos apresentados no livro didático. (Escreva, no mínimo, cinco linhas). (1,0 ponto)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (296.2 Kb)   docx (41.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com