TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIVENDO E VENCENDO DESAFIOS, COM SAÚDE.

Ensaios: VIVENDO E VENCENDO DESAFIOS, COM SAÚDE.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  4.778 Palavras (20 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 20

PROJETO DE INTERVENÇÃO

VIVENDO E VENCENDO DESAFIOS, COM SAÚDE.

Projeto de intervenção apresentado a em atendimento a disciplina Estágio Supervisionado III , como parte das exigências para obtenção da formação em serviço social.

1 APRESENTAÇÃO

O presente projeto de intervenção será realizado no Programa de Saúde da Família (PSF) Frade na Rua Adelino José Martins S\N, no 5° distrito de Macaé-RJ visando o desenvolvimento de ações educativas através de palestras junto aos portadores de Diabetes e a Hipertensão.

O diabetes inclui um determinado grupo de doenças metabólicas onde são caracterizadas por Hiperglicemia, resultantes de defeitos na secreção de insulina ou em sua ação que se manifesta por sintomas como poliúria, polidipsia, perda de peso, polifagia e visão turva ou por complicações agudas que podem levar a risco de vida: a cetoacidose diabética e a síndrome hiperosmolar hiperglicêmica não cetótica.

A Hipertensão crônica está associada o dano, disfunção e falência de vários órgãos especialmente olhos, rins, nervos, coração e vasos sangüíneos. Essas complicações crônicas são as principais responsáveis pela morbidade e mortalidade dos pacientes diabéticos. Dessa maneira, percebemos a grande necessidade de controlar e tratar destas doenças, antes mesmo de sua expansão, para então, aumentar a qualidade de vida desta comunidade.

A partir dos dados analisado, a intervenção será realizada na quadra poliesportiva do Frade, enfocando a importância na adesão ao tratamento, dando ênfase ao tratamento não farmacológico, bem como distinguir seus sinais e sintomas.

O projeto em questão tem como propósito orientar e capacitar à comunidade, a instruir àqueles que já têm a doença a buscarem um tratamento adequado e a obterem informações a respeito da doença, como, sinais e sintomas diagnosticam e tratamento, beneficiando assim não só a eles, mas também toda a comunidade, procurando levar a informação para uma melhoria da qualidade de vida.

O trabalho da equipe multiprofissional poderá dar aos usuários e a comunidade motivação suficiente para vencer o desafio de adotar atividades que tornem as ações anti hipertensivas efetivas e permanentes.

O que determina a existência desse projeto é a filosofia de trabalho, que visa ao bem estar dos usuários. Os membros de um grupo multiprofissional, respeitada a especificidade de sua formação básica, devem conhecer a ação individual de cada um dos membros. Além disso, cada local de trabalho deve adequar-se a sua realidade.

2- JUSTIFICATIVA

O projeto de intervenção se justifica pela necessidade observada nas reuniões mensais realizadas com os grupos do Programa HiperDia e no cotidiano de cada usuário da comunidade. Os usuários demonstram desconhecer aspectos importantes das suas patologias, quanto à forma de cuidar, de agir e de prevenir as complicações, como também em relação aos direitos que tem como portadores e serviços de atendimento pelo SUS. Por isso, comparecem aos encontros propostos com o interesse de encontrar respostas para suas dúvidas e de trocas de experiências.

As famílias, quase sempre, se mostram inseguras no desempenho das medidas adequadas para lidar com o indivíduo hipertenso ou diabético ou que apresentem as duas patologias. Portanto, realizar encontros com o objetivo de oferecer informações e oportunizar a interação entre pessoas doentes e as famílias destas torna-e muito importante.

Este projeto de intervenção é uma proposta que possibilita e garante um aprendizado qualificado junto aos portadores de diabetes e hipertensão com o objetivo de esclarecer a importância da adesão ao tratamento, dando ênfase no tratamento não farmacológico, bem como, distinguir seus sinais e sintomas desta patologia, partindo do ponto de que a falta de conhecimento e orientações dificulta a adesão ao tratamento.

Visto que a não adesão ao tratamento da diabetes e hipertensão, torna-se imprescindível proporcionar orientações e mais informações, partindo da realização desse projeto, aos portadores da doença, pois o mesmo tem como objetivo principal priorizar a saúde dos diabéticos e hipertensos e assim, ajudá-los a diminuir as prováveis ocorrências provindas da patologia, como também, ajudar a aumentar a adesão ao programa.

Segundo Cecil (2005) A diabetes mellitus (DM) é um distúrbio crônico, caracterizado pelo comprometimento do metabolismo da glicose e de outras substâncias produtoras de energia bem como pelo desenvolvimento tardio de complicações vasculares e neuropáticas. O diabetes compreende um grupo de distúrbios que envolvem mecanismos patogênicos distintos, cujo denominador comum é a hiperglicemia, que envolve secundariamente, porem de forma importante, também lipídios e proteínas. Hiperglicemia de jejum ou níveis plasmático de glicose acima de certos limites durante teste de tolerância a glicose, constitui principal característica da DM.

A Diabetes Mellitus (DM) configura-se hoje como uma epidemia mundial, traduzindo-se em grande desafio para o sistema de saúde em todo mundo. Envelhecimento da população, a urbanização crescente e a adoção de estilos de vida pouco saudavam como sedentarismo, dieta inadequada e obesidade são grandes responsáveis pelo aumento da incidência e prevalência do diabetes em todo mundo (BRASIL, 2006).

Cerca de 50% da população com diabetes não sabe que são portadores da doença, algumas vezes permanecendo não diagnosticados até que se manifestem sinais de complicações. Por isso, testes de rastreamento são indicados em indivíduos assintomáticos que apresentem maior risco da doença, apesar de não haver ensaios clínicos que documentem o benefício resultante e a relação custo-efetividade ser questionável (BRASIL, 2006).

O controle glicêmico atua reduzindo os sintomas associados à hiperglicemia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com