TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Victor

Trabalho Escolar: Victor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  1.660 Palavras (7 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 7

Pergunta 1

Em tempos recentes, reconhecidamente de globalização, percebe-se que há uma divisão entre países centrais e periféricos; os primeiros podem ser chamados de globalizadores e, os segundos, de globalizados. Sendo assim, podemos afirmar que:

a.

globalizadores são os países com baixa tecnologia e com grande poder de decisão política.

b.

os países periféricos ou globalizados conseguem assimilar a nova tecnologia e possuem as multinacionais mais avançadas.

c.

os globalizadores geram ciclos de crescimento econômicos mundiais, distribuição equitativa da riqueza e das inovações tecnológicas.

d.

os países globalizados importam mais que exportam, ou então, exportam produtos menos elaborados, cuja tecnologia é adquirida no exterior.

e.

há no mundo uma homogeneidade socioeconômica e política, sem que se possa identificar a ação hegemônica de determinados países.

1 pontos

Pergunta 2

A Organização Mundial do Comércio (OMC) foi criada em 1994 e tem como objetivo a construção de uma nova ordem mundial, ordem essa que começou a ser delineada ao fim da Segunda Guerra Mundial, com a criação do FMI, do Banco Mundial e das Nações Unidas. É função da OMC:

a.

ajudar os países a proteger seus mercados da concorrência estrangeira, de modo a propiciar o desenvolvimento social, sobretudo em países periféricos.

b.

estabelecer políticas protecionistas para o fluxo comercial entre os países, com objetivo de construir uma ordem justa para o comércio mundial.

c.

promover rodadas de negociação comercial entre países que habitualmente não costumam estabelecer trocas comerciais.

d.

gerenciar acordos que compõem o sistema multilateral de comércio, servir de fórum para comércio internacional e supervisionar a adoção e implementação de acordos.

e.

incentivar a adoção do liberalismo comercial e promover a baixa de tarifas comerciais até que elas deixem de existir.

1 pontos

Pergunta 3

Sabemos que, desde a década de 1990, com a queda do Muro de Berlim e o fim da URSS, o mundo entrou em um novo momento histórico de abertura das relações comerciais e políticas. Tais fatos resultaram em:

a.

criação dos chamados Blocos Econômicos, buscando responder a uma situação de competitividade no comércio internacional. Para isso, os países que integram um mesmo bloco propõem a integração de seus mercados e moedas de forma a facilitar a troca de produtos entre os países membros.

b.

criação dos blocos econômicos, visando à desestabilização dos termos das relações de troca.

c.

liberalização do comércio, integrando países e povos em condições sempre de igualdade econômica e social, graças à chamada “globalização”.

d.

liberalização do comércio, dificultando a mobilidade dos grandes capitais, mais livres anteriormente, quando os mercados domésticos eram mais regulados.

e.

liberalização do comércio exterior, permitindo aos países subdesenvolvidos melhores vantagens comparativas nas transações internacionais.

1 pontos

Pergunta 4

Leia o texto abaixo.

“As multinacionais [...] podem fazer investimentos em lugares onde os custos são mais baixos, produzir peças num país para serem transformadas em outros e comercializadas em todo o planeta. Ou seja, por trás da expansão do comércio, a economia atual é regida por uma variável ainda mais forte: a expansão rápida da produção comandada por empresas que realizam suas atividades fora do seu país de origem.” (em BARBOSA, A. F. O Mundo Globalizado. São Paulo: Ed. Contexto, 2003, p.55).

A notícia está relacionada a qual das esferas da globalização econômica?

a.

Globalização operacional, pois uma multinacional pode comandar as atividades de suas filiais, a distância, com a utilização de computadores de última geração e satélites em todo o planeta.

b.

Globalização tecnológica, pois, por trás da expansão do comércio e da economia, houve o desenvolvimento da informática e das telecomunicações em todo o planeta.

c.

Globalização financeira, pois os investimentos e as receitas advindos da expansão do comércio são contabilizados em moeda estrangeira (divisas) em todo o planeta.

d.

Globalização produtiva, pois as empresas globalizadas podem ganhar mais competitividade ao aproveitar oportunidades de baixar custos existentes em todo o planeta.

e.

Globalização geográfica, pois a expansão do comércio na economia atual permite que os bens produzidos possam ser comercializados em todo o planeta.

1 pontos

Pergunta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com