TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violação do Direito à Proteção da Criança e do Adolescente no Contexto Brasileiro

Por:   •  28/5/2023  •  Ensaio  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 2

TEMA - Violação do direito à proteção da criança e do adolescente no contexto brasileiro

De acordo com o Artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente, toda criança e adolescente possui o direito de proteção, que deve ser assegurado pela família, sociedade e poder público. No entanto, apesar do Estatuto completar 30 anos de vigência, ainda é bastante comum a violação deste direito, e dentre muitas circunstâncias que o impede de ser executado, está a violação no próprio meio familiar e o receio à denúncia.

Em primeiro lugar, como afirmava o sociólogo americano Talcott Parsons, a família é uma das várias instituições, como o sistema educacional e jurídico, que possui o papel de manter o funcionamento da sociedade, e como a principal agente de socialização, deveria ser a primeira garantir os direitos das crianças e adolescentes. Entretanto, de acordo com uma publicação da Secretaria de Direitos Humanos, 70% dos casos de violência contra menores ocorrem nos próprios lares. Isso se deve historicamente à cultura de enxergar na violência algo fundamental para a resolução de conflitos, e como uma tradição, surgiu o hábito de disciplinar crianças através da agressão.

Além disso, o fato de muitos agressores não serem condenados, desanima outras vítimas de denunciarem, visto que a violência doméstica ocorre em um ambiente privado, que muitas das vezes é submetido a ameaças. Dito isso, a escola se torna a rede de proteção mais próxima da criança, sendo encarregada de identificar possíveis infrações. Ademais, o desconhecimento do Estatuto por parte da comunidade no geral contribui para que a denúncia não ocorra.

Portanto, para mitigar essa problemática, o Ministério da Educação juntamente com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos deve promover campanhas de conscientização que envolva toda a comunidade, além de inserir na Grade Comum Curricular da Educação Básica matérias relacionadas ao ensino dos direitos que se encontram no Estatuto, contando com a participação dos responsáveis, para que assim seja garantido de fato um acompanhamento familiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com