TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência

Seminário: Violência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Seminário  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

VIOLÊNCIA GRATUITA

É notável a atual forma de vida no Brasil, vivemos numa espécie de anomia social, onde a violência gratuita, ganha um espaço cada vez mais significativo.

Podemos perceber que de uns tempos para cá, estamos perdendo nossa liberdade, ficando, desta forma, sem um de nossos Direitos Fundamentais, o de ir e vir. Vejo, hoje, uma sociedade que se priva de suas atividades por receio daquilo que vemos através da mídia ou até mesmo que tenhamos, infelizmente, presenciado. Em uma única folha de jornal é possível que se encontre matérias de alunos batendo em professores por motivos banais, homossexuais sendo espancados simplesmente por serem homossexuais, moradores de rua sendo assassinadas, pessoas que mesmo não tendo reagido a um assalto sendo mortas, entre outros milhares de casos que podem ser citados aqui.

Mas de quem será a culpa de todos esses crimes? Essa resposta parte de vários fatores. O consumo de drogas e de álcool, por exemplo, estão diretamente relacionados à violência gratuita, pois os mesmos acabam dando coragem aos criminosos de cometerem tais atos. Um outro exemplo é o descuido da família, que deixam as crianças e os adolescentes a mercê de más companhias, da TV que nem sempre é educativa, das escolas ou de qualquer outra pessoa. Muito de tudo isso que vemos hoje também parte da escassez de uma boa criação. Baseado nisso, é possível saber o porque de tanto massacre, de crimes, de torturas, ou de tantas ameaças à integridade e à vida.

É certo que haveria uma pacificação nessa situação, caso o Estado realmente fizesse o que deveria fazer que é a de nos oferecer o mínimo de segurança que precisamos e de ser capaz de garantir uma boa fiscalização a respeito disso. Pode se dizer que a sociedade de hoje sonha em sair nas ruas sem medo, assim como também sentar na porta de suas casas com tranquilidade, ou de cumprir seu papel em seu ambiente de trabalho tendo a certeza de que receberá o respeito merecido, contudo, para que isso aconteça é necessário um esforço pessoal e governamental, no entanto, acredito que isso está muito longe de acontecer, porque apenas saber de tudo isso não trará mudanças e quem vê esse problema e não faz nada, acaba sendo também causador dele.

Infelizmente o que vemos atualmente é isso, a convivência social constituída de violência gratuita, covarde e sem possibilidade de defesa, dando a ideia de que vivemos em uma arena ou ringue, onde todos estão contra todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com