TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência

Relatório de pesquisa: Violência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A sensação de insegurança que possuímos não é sem fundamento. O Brasil é um dos países mais violentos da América Latina. Buscando conhecer o panorama de violência na cidade onde residimos, direcionamos nosso questionário para os índices de criminalidade observados pelos estudantes da UFSB.

DESENVOLVIMENTO

Hoje em dia, a violência faz parte do nosso cotidiano. Constantemente vivenciamos expectativas e frustrações no tocante à fragilidade da vida pública e social com relação à violência. A criminalidade passou a ser um assunto que mesmo a contragosto, faz parte das nossas conversas.

Em nossa enquete buscamos saber da maneira mais objetiva possível sobre a criminalidade em Teixeira e a satisfação da população que neste momento a amostragem de nossa pesquisa foi realizada pelos alunos da UFSB.

Nossa primeira pergunta foi: “Você já foi assaltado em Teixeira de Freitas? Se não, já presenciou?”. Nas respostas pudemos observar que a maior parte nunca foi assaltada, e uma minoria sim. Porém nenhum deles disse ter presenciado um assalto.

A segunda pergunta: “Caso a reposta anterior tenha sido ''sim'', você prestou B.O após o ocorrido?” onde as alternativas eram: “Nunca fui assaltado; Sim; Não, por quê?”. O que chamou atenção ao coletar as respostas foi que não houve nenhuma resposta afirmativa, ao contrario das negativas, somando 42% que já foram assaltados, mas não prestaram queixa. Quando a pergunta seguinte questionou se aquelas pessoas sabiam para quais fins serve o B.O, houve várias opiniões divergentes onde duas pessoas discorreram não saber.

Quando questionamos: “Você acha o município de Teixeira de Freitas perigoso?”, 100% das respostas foram afirmativas. Isso nos mostra que a população (mesmo sendo a minoria vítima direta da violência) reconhece a periculosidade da cidade e seus riscos. 25% expressa que a situação da Segurança Pública no município de Teixeira de Freitas se encontra mediana, 33% expressa estar ruim e 42% péssima.

Ao indagar: “Qual a sua opinião sobre a atual atuação da Policia Militar na cidade de Teixeira de Freitas - BA?”, a resposta mais de mais ênfase foi: “Descaso total com a população, inoperância e desinteresse com a população”. Os entrevistados também se mostraram decepcionados com a Polícia Militar, quando questionados sobre o que mais deixa a desejar no serviço da mesma, houve respostas como: “Desrespeito com o cidadão” e “Falta de preparo”.

Para mudar o panorama de nossa cidade, os entrevistados sugeriram o aumento do número de policiais, melhores condições na educação de jovens, uma polícia mais interessada e policiais em pontos estratégicos da cidade. Dos entrevistados, 92% disseram não ter percebido diferença na atuação da Polícia Militar, havendo ainda mais indagações negativas sobre a mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com