TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Weber

Trabalho Escolar: Weber. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2013  •  2.172 Palavras (9 Páginas)  •  3.498 Visualizações

Página 1 de 9

• Elabore um quadro que compare as definições de Weber e Durkheim em relação a função da sociologia, fato social, ação social, relação social, instrumento de analise, Neutralidade do cientista, indivíduo e sociedade.

Durkheim Weber

Função da Sociologia Explicar a sociedade; encontrar soluções para a vida social; comparar sociedades. Investigar o sentido da ação social e ressaltar os elementos mais gerais de cada fase do processo histórico daquela sociedade.

Fato Social Fruto de coerção social e da relação mecânica ou orgânica, dependendo do estágio social em que a sociedade se encontra.

Independe do que os sujeitos pensam; deve ser encarado como coisa: coerção social, exterior ao indivíduo, generalização. Não trabalha com essa categoria.

Ação Social Não trabalha com essa categoria. Tem origem no indivíduo; é resultante da interdependência entre os sentidos das diversas ações sociais.

Conduta humana dotada de sentido que realiza um objetivo, o envolvimento dos demais atores na mesma ação cria uma interdependência das ações, o que confere o caráter social.

Relação Social Resultante das interações inerentes ao tipo de solidariedade desenvolvida naquela sociedade. O sentido das ações sociais deve ser compartilhado por um grupo que atua de forma mutuamente coordenada.

Instrumento de Analise Espécies sociais; objetividade; estatísticas, determinismo histórico. Tipo ideal; método de reflexão; indeterminismo histórico.

Neutralidade do cientista, indivíduo e sociedade Existe certa parcialidade na análise sociológica. Embora a objetividade deva ser perseguida. O cientista deve evitar qualquer parcialidade e envolvimento emocional. O mesmo modelo das ciências naturais

Individuo O indivíduo é subordinado pela sociedade. Condicionado pela consciência coletiva. Tem significado e especificidade. As ações sociais dos indivíduos interagindo dão a dinâmica da vida social.

Sociedade É um organismo, como tal é evolutivo, indo da horda ao capitalismo, indiferente ao momento histórico. É fruto do desenvolvimento histórico e cada qual tem suas especificidades resultantes da cultura e ações praticadas.

• Identifique as duas concepções de história que estão presentes nos textos, uma referente ao positivismo de Durkheim e a outra ao idealismo de weber (também chamada de escola existencialista).

Para o positivismo, a história é o processo universal de evolução da humanidade, cujos estágios o cientista pode perceber pelo método comparativo, capaz de aproximar sociedades humanas de todos os tempos e lugares. Já Weber, não achava que uma secessão de atos históricos fizesse sentido por sim mesma. Para ele, todo historiador trabalha com dados esparsos e fragmentários.

• O que é o método compreensivo?

O método compreensivo consiste em entender o sentido que as ações de um indivíduo contêm e não apenas o aspecto exterior dessas mesmas ações.

• Nas seguintes afirmações de Weber percebemos de que modo a motivação para a ação é algo sentido pelo sujeito sob a forma de valores e modelos de conduta. Analise-as segundo essa perspectiva.

a) A oportunidade de ganhar mais era menos atrativa do que a de trabalhar menos. Ele não perguntava: Quanto posso ganhar por dia se trabalhar tanto quanto possível, mas: Quanto devo trabalhar a fim de ganhar o salário que ganhava anteriormente e que era suficiente para minhas necessidades.

O agente é motivado e esta motivação está implícito na sua conduta. este indivíduo, que por meio dos valores sociais e de sua motivação produz o sentido da ação social. Nesta afirmação, o agente não está preocupado em ganhos financeiros, mas somente em trabalhar o suficiente para o cumprimento das necessidades. O ganhar mais, significaria trabalhar mais, ele não tinha motivação para o trabalho e o lucro, mas somente em satisfazer suas necessidades básicas.

b) Na verdade, esta idéia peculiar do dever profissional, tão familiar a nós hoje, mas, na realidade tão pouco evidente, é a maior característica da ética social da cultura capitalista e, em certo sentido, sua base fundamental.

A ética profissional na cultura capitalista manifesta-se no comportamento dos indivíduos e dos valores que estão intrínsecos como a disciplina, poupança, austeridade, vocação. Tudo isso os leva a propensão ao trabalho.

As famílias protestantes eram direcionadas ao trabalho, criando conceitos e posturas. O trabalho é vocação e dever como fim em si mesmo e não a obtenção de lucro, ou o ganho material, esse no caso é a consequência natural.

conclusão:

A ética da responsabilidade, e paixão pelas suas atividades, responsabilidade pelos atos e consciência de pensar. Buscando no fator econômico os elementos estruturais da cultura, social e religião, desenvolvendo o capitalismo. Analisando foi uma organização voltada para valores e ações, buscando suas virtudes e vocações, formas de relação de trabalho a estruturas econômicas

Sabendo que Weber pressupõe certa parcialidade do cientista em relação ao objeto de estudo, isto é, um interesse próprio em nível de motivação, por que razões ele considera parte de suas conclusões como provisórias? E, ainda, do que é capaz o cientista quando tem em mãos técnicas eficazes de análise?

Weber considera parte de suas conclusões como sendo provisórias porque existe sempre certa parcialidade na análise sociológica, intrínseca à pesquisa, como toda forma de conhecimento. Os fatos sociais não são coisas, mas acontecimento que o cientista percebe e cujas causas procura desvendar. O cientista parte de uma preocupação com significado subjetivo. Sua meta é compreender, buscar nexos causais que dêem o sentido da ação social. Envolve sempre uma questão de qualidade, interpretação, subjetividade e compreensão. Quando o cientista tem em mãos técnicas eficazes de análise ele é capaz de construir um pensamento que permite conceituar fenômeno e formações sociais e identificar na realidade observada nas manifestações.

• Como Max Weber explica, nesta passagem, o espírito do capitalismo?

“Tudo é feito em ternos de balanço: a previsão inicial no começo da empresa, ou antes de qualquer decisão individual; o balanço final para verificação do lucro obtido. Por exemplo, a previsão inicial de uma transação por comenda (As primeiras empresas de compra e vendas surgidas na idade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com