TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Weber

Resenha: Weber. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  Resenha  •  232 Palavras (1 Páginas)  •  258 Visualizações

1)Weber termina ‘’A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo’’ afirmando não possuir ‘’[...] a intenção de substituir uma interpretação causal unicamente ‘’materialista’’ da cultura e da historia por outra espiritualista, também ela unilateral.’’ Responda (pág. 107)

a)Qual a critica implícita na sentença anterior?( Deixe claro quem Weber critica e quais suas razões.)

b)Pode-se dizer que Weber foi bem ou mal sucedido na sua tentativa de escapar de uma explicação unilateral? Justifique.

Respostas

1)

a) Weber faz uma crítica ao pensamento Marx, ou pelo menos a interpretação do pensamento do mesmo, principalmente a do determinismo da economia, que seria a infraestrutura, sobre a superestrutura, na qual estariam entre outros valores sociais, os valores, inclusive os religiosos. Aparentemente Weber rejeitava a construção de esquemas deterministas baseados sobre qualquer espécie de teoria geral do desenvolvimento histórico, retratado por ele em seu estudo como uma concepção unilateral religiosa. Finalmente, pode-se dizer que Weber critica a unilateralidade marxista para apresentar a possibilidade de que também os elementos da esfera da superestrutura podem influenciar o desenvolvimento material do capitalismo.

b)Weber foi sim bem sucedido , pois conseguiu superar a unilateralidade, haja vista que põe a religião em um patamar equitativo frente aos outros âmbitos da sociedade. Sendo assim estabelece tipos ideais que permitem explicações mais complexas que dão conta da realidade. Também evidencia que os elementos da superestrutura podem influenciar o desenvolvimento material do capitalismo e não só o determinismo econômico.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com