TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zoar" e "Ficar

Por:   •  23/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

O texto “zoar” e “ficar” : novos termos da sociabilidade jovem, aborda uma vertente bem interessante quanto aos novos princípios e aspectos de mobilidade e socialização que estão sendo empregados no século XXI. Quando a autora coloca os termos “zoar” e “ficar”, é notório que analogicamente estão ligados ao universo dos jovens, sendo estes uma parte da sociedade que está em constante mudança e movimento. O objetivo do trabalho é refletir sobre as novas cartografias subjetivas, e as formas de sociabilidade e afetividade contemporâneos, encontradas nos jovens da sociedade. Mediante ao objetivo traçado pela autora do artigo que está sendo abordado nesse trabalho é importante salientar que o público jovem do contexto atual, está vivendo um mundo cheio de novidades e descobertas, tendo em vista o grande avanço tecnológico que vem se desenvolvendo no decorrer do tempo, promovendo uma ampla e nova forma de socialização, implicando em diversificadas maneiras de interação entre as pessoas.

A autora enfatiza que o argumento e ponto central de seu trabalho está voltado para os movimentos sociais contemporâneos de reescritura do espaço em que os jovens estão inseridos, bem como das formações subjetivas associadas a tais contextos, possibilitando uma socialização de grupos e ações coletivas que podem relacionar as diferentes maneiras de se integrar ao meio social.

O “zoar” é visto pela autora como um ato que necessariamente não possui direção ou objetos preciso para sua execução e efetivação. O público jovem aprecia o ato de zoar como uma forma de irônia e diversão. Sendo estas duas vertentes evidenciadas em diversos meios sociais, onde possa haver uma relação grupal entre tais indivíduos. Os meios que favorecem esse aspecto do zoar ou o próprio ato de zoação está sempre em torno das manifestações e ações coletivas, seja uma festa, um encontro e etc. Esse ato é construído socialmente em qualquer lugar desde que haja um grupo interagindo em tal processo.

Juntamente com o “zoar” também há um outro aspecto bem presente no atual contexto social dos jovens, que é o “ficar”. Sendo este uma nova forma afetiva entre os jovens sendo uma ação rápida, momentânea, líquida, onde os indivíduos se submetem a uma efêmera relação amorosa sem caráter contínuo, sendo uma interação afetiva e passageira através do beijo entre as pessoas. Sendo o ficar uma prática muito comum em locais onde há um público jovem bastante ativo quanto a sua construção social. Tanto o zoar como o ficar de certa forma, são produtores de competições grupais , como quem vai conseguir ficar com mais pessoas em um mesmo local(festas, boates, shooping) e encerrar zoando do outro. Dessa forma esses aspectos vem promovendo diversas formas de interação entre os jovens nos espaços que estão inseridos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com