TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Cidadania

Dissertações: Ética E Cidadania. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 4

ÉTICA E CIDADANIA

Imagine a vida sem princípios. Cada indivíduo praticando os atos que

achasse normal para ele. Por isso existe a Constituição Federal, para padronizar as condutas de cada cidadão. Caso haja algum desvio, este será punido.

Agora imaginemos as profissões regulamentadas. Para o nosso caso, o

profissional Técnico em Edificações. Se cada um quisesse agir de forma que apenas fosse benéfica financeiramente, por exemplo. Certamente teríamos uma sociedade mais injusta e problemática.

O profissional que conhece seu código de ética, e mais que isso, sabe viver

com cidadania, respeitando a todos e principalmente a si mesmo, consegue por em prática o que aprendeu de modo que contribui para uma melhor qualidade de vida da sociedade. Este sim é o correto em casa profissão. Por isso a importância de se conhecer os direitos e deveres da profissão para que consiga sempre o sucesso esperado.

No início de nossa vida acadêmica, absorvemos todos os tipos de

informações, e todos os tipos de conhecimentos. Um bom Técnico em Edificações tem por obrigação por em prática seus conhecimentos de forma ética e correta para poder alcançar sucesso em sua vida profissional. È necessário não apenas saber os princípios básicos de cidadania, mais é necessário agir de forma idônea com colegas, clientes e lideres. Como aprendemos na aula a ética pode ser criada por uma sociedade ou um grupo de pessoas para que haja um equilíbrio e um bom funcionamento social, possibilitando igualmente entre os indivíduos.

Na vida todas as pessoas tem que conhecer seus diretos e deveres. Saber o

que pode fazer e o que é proibido. Exatamente por este motivo que cada profissão possui o seu código de ética de conduta. O profissional é obrigado a conhecer os princípios que regem a sua profissão. Assim poderá dessa forma contribuir de maneira correta a sociedade em que está inserido. Além de respeitar os princípios éticos, existe também a necessidade de conviver em cidadania com todos a sua volta. Estes conjuntos de direitos, deveres, norma a cumprir por ele nos seus relacionamentos com a sociedade em que vive.

Cada profissão é caracterizada pelo seu próprio perfil de atuação na sociedade. No entanto, as pessoas envolvidas nesse conjunto são diferentes. Daí a obrigatoriedade de manter certos padrões e atitudes que cada um deverá praticar. Contudo, com essa padronização de atitudes de cada Técnico em Edificações, vai fazer com que a sociedade seja a principal beneficiada à forma correta de agir de cada profissional.

O Técnico em Edificações é o profissional de nível médio que conhece as formas contemporâneas de expressão, a necessidade de conservação do meio ambiente e do bem comum e que articula criticamente os conhecimentos do saber científico e profissional no exercício da cidadania de forma ética. É capaz de desenvolver atividades nas etapas de planejamento, execução, controle de qualidade, manutenção e restauração da edificação, colaborando para a qualidade.

Planejamento: desenvolve e representa graficamente os projetos dentro das normas técnicas e orçamento, nos termos e limites regulamentares para a profissão;

Execução: domina as técnicas construtivas, lidera equipes de trabalho, fiscaliza serviços, recebe e armazena adequadamente materiais no canteiro de obras, evitando danos e desperdícios;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com