TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética No Jornalismo

Tese: Ética No Jornalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2015  •  Tese  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

Ética no Jornalismo

Segundo Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros de 2007 o cidadão tem o direito à informação, e o direito ao acesso à informação. Por isso a importância do papel do jornalista na sociedade, pois ele que é o remediador do direito a informação á população.

De acordo com a Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948, toda pessoa tem direito a liberdade de expressão, e isto é algo tão importante que para se chegar ao ponto em que hoje em dia a sociedade vive, se passou por muitas dificuldades e repressão. Um exemplo disso é quando existia a censura. O que hoje é algo comum e legal antes não passava nem perto disto. Acredito que isso é um dos grandes passos de decisões importantes e significativas para a sociedade brasileira.

Junto com isso vem a oportunidade do jornalista noticiar, publicar, expor e mostrar ao público, o que ao mesmo importa. Com esse dispositivo cresce também a credibilidade depositada no profissional de jornalismo. Agora tudo o que ele precisa é ser perspicaz, ágil e verdadeiro em suas notícias e matérias e manter o público contente e bem informado. Liberdade de expressão no país de hoje é uma das poucas coisas preciosas e respeitadas pelo governo e pela sociedade.

Esse assunto gera polêmicas até mesmo em relação a ética profissional do jornalista, até onde um profissional de tal área deve se manter como ético ? infelizmente junto com a liberdade de expressão veio também a falta de respeito e falta de compromisso profissional, aqui no caso do jornalista. Ás vezes em busca de um “furo”, de “contar primeiro”, o profissional deixa para trás o respeito à fonte e leva em consideração apenas a notícia.

Na Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988 no artigo 5, diz que é resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional. Portanto o sigilo em algumas ocasiões e em alguns tipos noticiosos tal prática é uma necessidade, e mais importante que isso, é um respeito com o que oferece informações.

Outro aspecto importante de decisão tomada que influencia diretamente na prática jornalística é a questão do direito a informação no Brasil, que é a Lei de Acesso a Informação (12.527/2011), que tem o propósito de regulamentar o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas. A lei garante a qualquer pessoa acesso a documentos e informações produzidas ou custodiadas por órgãos públicos, em todos os poderes e níveis de governos.

Assim como a liberdade de expressão a lei de acesso a informação é um grande passo para a característica democrática do Brasil e também para a prevenção de corrupção no país. Essa lei retrata e representa a abrangência jornalística, pois com ela mais uma vez a credibilidade depositada pelo público é significante e importante para consolidação de um jornalismo de qualidade e de confiança.

Tal lei além de beneficiar a sociedade contribui para a prática jornalística ter acesso a informações públicas e demonstrar aos consumidores do conteúdo midiático a verdade e informações que agora são de direito público. É importante observar que a lei de direito a informação contribui com para a facilidade de descobrir e divulgar informações relevantes, com tal lei até noticiar ficou mais fácil.

...

Baixar como  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »