TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Moral

Por:   •  22/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

 Conceito

Ética e Moral, podem ser entendidas como facilitadoras de convivência social. Seus conceitos são respectivamente grego e latino e ambas vem sofrendo alterações desde a Grécia antiga até os dias atuais.

Ética é uma palavra de origem grega “Ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter” e também conhecida como filosofia moral. É a reflexão sobre as noções e os princípios que fundamentam a vida moral, os mesmos dependem de uma concepção do ser humano como ponto de partida. É o estudo sistemático da argumentação sobre como devemos agir, pode ser confundido com lei, embora com certa freqüência a lei utilize valores éticos para base dos seus princípios. Porém diferente da lei nenhum individuo pode ser forçado pelo estado ou por outros indivíduos a cumprir as normas éticas. Em uma maneira menos filosófica são condutas a serem tomadas no nosso dia-a-dia como, por exemplo, ética profissional  que indica como o individuo deve se comportar ao exercer sua profissão. Todo profissional tem um código de ética a seguir, realizando sua função sem desrespeitar os direitos e diferenças do outro como membro daquele grupo. Esses valores emergem do ambiente social que inclui as famílias, escolas, empresas e comunidade na qual se formam.

Moral palavra que tem origem do Latim “Morales” que significa “relativo aos costumes”. É o conjunto de regras que determinam o comportamento dos indivíduos em um grupo social, usada continuamente por cada cidadão para orientar as suas ações e julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado,bem ou mal. A moral está associada aos valores estabelecidos coletivamente por cada cultura ou cada sociedade  a partir da consciência individual , que distingue a violência dos seus atos de paz e harmonia.O que determina o sentido moral de cada cidadão são os seu princípios morais tais como honestidade , respeito , virtude e etc.

Histórico

Na civilização grega a ética tinha uma relação estreita com a política tendo em base a cidadania e a forma de organização social. Segundo filósofos, dentre eles Aristóteles, Sócrates e Platão, o homem deve prestar seus conhecimentos a serviços da sociedade de modo que cada um dos seus membros possa ser feliz. Na idade media o conceito de ética altera radicalmente, a igreja passa a ter influencia onde defendiam que só o encontro com Deus permitiria atingir a felicidade. A partir do século IV até o século XIV a ética passa a ser imposta e confundida com religião e moral. Com o renascimento no final do século XIV surge a burguesia que assume novos contornos que se pautam por novos valores onde começam a surgir teorias éticas que afastam os valores do cristianismo que começam a abalar os fundamentos de uma ética apenas normativa. Sócrates em seus estudos sobre ações humanas criou um estilo próprio de pesquisa ética, analítica e argumentativa que influencia até nossos dias.

Concepções e Modelos

Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios valores morais, por exemplo, em um pais se pode sacrificar animais para fins de pesquisa, em outros, o mesmo ato pode significar um desrespeito aos princípios estabelecidos.

Ética e Moral tem uma função social organizadora e com base em princípios culturais. São regras internalizadas a partir do convívio em espaços comuns onde existe a necessidade de compreender e respeitar o outro com intuito de gerar e manter a paz.

Ética nas redes sociais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (126.7 Kb)   docx (775.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com