TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

А preocupação de algumas empresas em criarem aparelhos eletrônicos que não agridam o meio ambiente

Ensaio: А preocupação de algumas empresas em criarem aparelhos eletrônicos que não agridam o meio ambiente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Ensaio  •  1.200 Palavras (5 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 5

Question 2

Notas: 1

Leia o texto a seguir, a respeito da tecnologia desenvolvida pela Motorola.

Vai bem a convivência entre a indústria de eletrônica e aquilo que é politicamente correto na área ambiental. É seguindo essa trilha “verde” que a Motorola anunciou o primeiro celular do mundo feito de garrafas plásticas recicladas. Ele se chama W233 Eco e é também o primeiro telefone com certificado CarbonFree, que prevê a compensação do carbono emitido na fabricação e distribuição de um produto. Se um celular pode ser feito de garrafas, por que não se produz um laptop a partir do bambu? Essa ideia ganhou corpo com a fabricante taiwanesa Asus: trata-se do Eco Book, que exibe revestimento de tiras dessa planta. Computadores “limpos” fazem uma importante diferença no efeito estufa e, para se ter uma noção do impacto de sua produção e utilização, basta olhar o resultado de uma pesquisa da empresa americana de consultoria Gartner Group. Ela revela que a área de TI (Tecnologia da Informação) já é responsável por 2% de todas as emissões de dióxido de carbono na atmosfera.

Além da pesquisa da Gartner, há um estudo realizado nos EUA pela Comunidade do Vale do Silício. Ele aponta que a inovação “verde” permitirá adotar mais máquinas com o mesmo consumo de energia elétrica, e reduzir os custos de orçamento. Russel Hancock, executivo-chefe da Fundação da Comunidade do Vale do Silício, acredita que as tecnologias “verdes” também conquistarão espaço pelo fato de que, atualmente, conta pontos junto ao consumidor ter uma imagem de empresa sustentável.

O estudo da Comunidade chegou às mãos do presidente da Apple, Steve Jobs, e o fez render-se às propostas do “ecologicamente correto” – ele era duramente criticado porque dava aval à utilização de mercúrio, altamente prejudicial ao meio ambiente, na produção de seus iPods e laptops. Preocupado em não perder espaço, Jobs lançou a nova linha do Macbook Pro com estrutura de vidro e alumínio, tudo reciclável. E a RITI Coffee Printer chegou à sofisticação de criar uma impressora que, em vez de tinta, se vale de borra de café ou de chá no processo de impressão. Basta que se coloque a folha de papel no local indicado e se despeje a borra de café no cartucho – o equipamento não é ligado em tomada e sua energia provém de ação mecânica transformada em energia elétrica a partir de um gerador. Se pensarmos em quantos cafezinhos são tomados diariamente em grandes empresas, dá para satisfazer perfeitamente a demanda da impressora.

(Luciana Sgarbi, Revista Época, 22.09.2009. Adaptado.)

Atente para o primeiro parágrafo: Vai bem a convivência entre a indústria de eletrônica e aquilo que é politicamente correto na área ambiental. É correto afirmar que a frase inicial do texto pode ser interpretada como:

Escolher uma resposta.

a. a união das empresas Motorola e RITI Coffee Printer para criar um novo celular com fibra de bambu.

b. a necessidade de maiores investimentos em tecnologia verde na indústria de eletrônicos

c. o compromisso firmado entre a empresa Apple e consultoria Gartner Group para criar celulares sem o uso de carbono.

d. a criação de um equipamento eletrônico com estrutura de vidro que evita a emissão de dióxido de carbono na atmosfera.

e. a preocupação de algumas empresas em criarem aparelhos eletrônicos que não agridam o meio ambiente.

Question 3

Notas: 1

(adaptado de Ordem-PA 2008) Leia os fragmentos a seguir.

Com a industrialização maciça, foi franqueado um limiar nas relações entre os homens e a biosfera, dado que foi no século XX e, mais particularmente, depois da Segunda Guerra Mundial, que a poluição e a degradação do ambiente se tornaram um verdadeiro fato de civilização, à medida que adquiriram dimensões planetárias. Depois dela, a constituição de um espaço produtivo mundial impeliu a unificação ecológica do mundo. (Deléage, Jean-Paul. Uma ecologia do mundo. IN: Castro, E. & Pinton, F. (orgs). Faces do Trópico Úmido – conceitos e questões sobre desenvolvimento e meio ambiente. Belém: CEJUP/NAEA-UFPA, p. 23)

[...] o problema ecológico está ligado à sociedade dividida em classes; é com a revolução industrial que aparece a ‘negação’ da natureza, e a mercantilização do espaço cria a ideologia do ‘dever ser’ metafísico como forma de resolver a má consciência do capital. (Tragtemberg, M. Ecologia versus Capitalismo. IN: Economia e Desenvolvimento. Revista Quadrimestral de economia. Ano I, nº 2, fev. de 1982. São Paulo: Cortez, p. 129).

Na interpretação das duas passagens, a industrialização é um dos elementos que provoca a separação do homem com a natureza, anunciando um debate, cada vez mais intenso, sobre a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com